Evento ocorre entre esta sexta, 26, e domingo, 28. A Rede Macuco participa da cobertura e apresentando painel sobre o uso de mídias digitais pelo MST
Por Wagner de Alcântara Aragão, com informações do FNDC
Um grande Ato Público em Defesa da Liberdade de Expressão e da Democracia marcará a abertura do 3º Encontro Nacional pelo Direito à Comunicação (3ENDC), nesta sexta-feira, 26 de maio, às 19h. O evento ocorre até domingo, dia 28, na Universidade de Brasília (UnB), Campus Darcy Ribeiro, na capital federal. O encontro é promovido pelo Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC).
Durante o ato de abertura, o FNDC pretende denunciar a escalada de violência contra as manifestações populares, censura privada e judicial na internet e nos meios de comunicação, violência contra comunicadores e cerceamento de liberdade da mídia alternativa. O ato é aberto ao público em geral, sem necessidade de inscrição prévia (apenas sujeita à lotação do espaço – o Centro Cultural da Associação dos Docentes da UnB, dentro do campus).
O ato reunirá pessoas e organizações que recentemente forma vítimas dessa escalada de violações à liberdade de expressão em curso no país, além de representantes de movimentos populares, ativistas internacionais pelo direito à comunicação, representantes de organizações da sociedade civil, do movimento negro, do movimento feminista, LGBTT, parlamentares, trabalhadores da comunicação pública, movimento de comunicação comunitária, artistas, blogueiros e intelectuais.
PROGRAMAÇÃO
A programação do 3ENDC terá sequência no sábado, e inclui duas conferências, 12 painéis temáticos e diversas atividades livres.
Entre os painéis está, por exemplo, um que vai discutir o papel da mídia no avanço do discurso do áudio, e que vai contar com a participação dos jornalistas Paulo Henrique Amorim e Cynara Menezes, e ainda com a filósofa Márcia Tiburi.
A progamação completa pode ser conferida em https://www.doity.com.br/3endc/blog/programacao
MST E MÍDIAS DIGITAIS
A Rede Macuco vai acompanhar e cobrir o 3ENDC. Por meio do editor geral Wagner de Alcântara Aragão, vai expor um resumo da pesquisa “Ocupando latifúndios: como o MST constrói um contradiscurso à mídia hegemônica”, que investiga como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra se posiciona na seara da Comunicação Social, lançando mão das novas tecnologias informacionais, fazendo um contraponto aos veículos de propriedade das grandes corporações. A exposição, seguida de debate, está prevista para a seção de atividades livres, marcadas para o sábado, entre 18h30 e 20h.
PARTICIPAÇÃO
Qualquer pessoa interessada no debate sobre direito à comunicação e liberdade de expressão pode participar do 3ENDC. A taxa de inscrição não inclui hospedagem, mas a comissão organizadora fechou convênios para descontos em hotéis e alojamentos. A taxa também inclui alimentação (almoço e coffe-break) nos dias 27 e 28.
As inscrições podem ser feitas exclusivamente pela internet, no site www.doity.com.br/3endc, com valor de R$ 65,00 (cartão de crédito, boleto bancário ou débito bancário).
——–
GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
- Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você.
- Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho.
- Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: waajornalista@gmail.com
——–