Só a pressão do eleitor e da eleitora brasileira sobre os deputados e senadores poderá barrar a aprovação de regras que inviabilizam a renovação na política. Confira como pressionar
Por Wagner de Alcântara Aragão, com informações da Agência Câmara e da Agência Senado
Estão na pauta desta semana na Câmara dos Deputados e no Senado propostas que “reformam” as regras na política brasileira. As mudanças, entretanto, tendem justamente a impedir que a política brasileira mude, de acordo com a avaliação de cientistas políticas com posicionamentos progressistas.
Na Câmara, está prevista para ser votada pelo plenário a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 77/2003. Essa proposta altera de quatro para cinco anos o tempo de mandato dos cargos eletivos (senadores, de oito para dez). E implanta também o chamado “distritão”, sistema que tem regras simples, mas que na prática complicam a política, porque facilitam a vida dos coronéis, dos candidatos com maior poder econômico, ou mais hábeis em conchavos e negociatas.
No Senado, o plenário prevê votar o Projeto de Lei do Senado (PLS) 206/2017, que implanta nova sistemática de financiamento público de campanhas, e o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 202/2015, que altera a propaganda eleitoral. Aqui está um ponto que, se aprovado, reduz ao máximo as chances de a política brasileira ser renovada: o projeto acaba com horário eleitoral gratuito nas emissoras de maior audiência, as comerciais. A propaganda terá de ser paga. Partidos pequenos e candidaturas sem recursos financeiros não vão conseguir se comunicar com a população. Só os partidos maiores e as candidaturas ricas, ou os candidatos que já exercem cargo e têm a máquina pública à mão, é que terão visibilidade e mais chances de continuar eleitos e mandando.
- Procure aqui o deputado ou deputada em que você votou, para entrar em contato
- Confira aqui a relação dos senadores, com respectivos e-mails para contato
Separamos três artigos que trazem argumentos contra o “distritão” proposto pelos deputados e contra outras mudanças cogitadas pelos atuais detentores do poder (como a implantação do parlamentarismo):
- “Distritão arruinará os partidos“, por Marcus Ianoni, cientista político, no Brasil Debate
- Samuel Pinheiro Guimarães explica como a “reforma” política tem o objetivo de tirar o poder do povo
- O casuísmo da proposta do parlamentarismo, por Valter Carvalho e Fábio Kercher
GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
- Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco)
- Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp ou telegram: 41-99196-3498
- Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: waajornalista@gmail.com