Poucas instituições são massa falida; a maior parte está na ativa e segue faturando. A Rede Macuco publica a lista e recomenda boicote a elas, na medida do possível
Por Wagner de Alcântara Aragão, com informações da Rede Brasil Atual e da Carta Capital | Foto: Lindrielli Rocha
Não é de hoje que especialistas no assunto tentam desmascarar o mito do déficit da previdência, propagado há décadas com o intuito de preparar terreno para reformas como está sendo proposta pelo governo golpista de Michel Temer e do PSDB, e que servem para favorecer o mercado de previdência privada (o sistema financeiro, mais uma vez).
Com o relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado divulgado nesta segunda-feira, 23 de outubro, os dados se tornaram mais evidentes.
A CPI identificou que 500 grandes instituições devem à previdência brasileira quase meio trilhão de reais (ou R$ 450 bilhões, para sermos mais precisos). Isso corresponde a praticamente o triplo do falso rombo da previdência alegado pelo governo e por analistas de mercado que fazem coro aos interesses do sistema financeiro.
Das 500 instituições, há grandes conglomerados privados (como JBS, Banco Bradesco, empresas de ônibus) e órgãos públicos e estatais. Desses devedores, 3% respondem por mais de 63% da dívida. “A Procuradoria Geral da Fazenda Nacional estudou e classificou essas 32.224 empresas que mais devem, e constatou que apenas 18% são extintas. A grande maioria, ou 82%, são ativas”, assinala texto de reportagem da Carta Capital.
Além do ranking dos 20 maios devedores, é possível conferir a lista completa com todos os 500. Clique aqui e acesse.
Nota da Redação | A Rede Macuco divulga a lista com o intuito de auxiliar o cidadão, a cidadã e a sociedade de modo geral em mobilizações e iniciativas de pressão e cobrança do pagamento dessa dívida. Recomendamos, na medida do possível, o boicote aos produtos e serviços oferecidos por essas instituições.
GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
- Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco)
- Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp ou telegram: 41-99196-3498
- Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: waajornalista@gmail.com