Primeira edição será em 9 de dezembro, em Santos. Evento é promovido pela Rede Macuco. Confira orientações para participar
Por meio do jornalista e professor Wagner de Alcântara Aragão, com monitoria da graduanda em Marketing Lindrielli Rocha Lemos, a Rede Macuco promove a oficina “Redes sociais: linguagens midiáticas, comunicação e marketing progressista”, voltada principalmente a organizações sociais e culturais, microempreendedores individuais, profissionais liberais, movimentos sociais, coletivos e estudantes.
O objetivo da oficina é propiciar a esse público um melhor aproveitamento das novas mídias nos processos de comunicação de seus projetos, ações e empreendimentos.
Assim, por meio de reflexões teóricas e atividade prática, os participantes obtêm um panorama das diferentes redes sociais disponíveis na internet, as principais características de linguagem e funcionalidade de cada uma dessas redes, comparativamente.
A primeira edição da oficina está confirmada para 9 de dezembro, um sábado, das 14h às 18h, em Santos, na sede do Porto Gente (Avenida Afonso Pena, 170, cj 61, Boqueirão, quase esquina com o Canal 4), apoiador desta primeira edição do evento.
São 20 vagas, a serem preenchidas por ordem de inscrição. O valor da inscrição é R$ 30.
Para se inscrever, são dois passos:
- Preencher um breve formulário de inscrição (acesse aqui). Caso tenha algum problema com o preenchimento do formulário, envie um e-mail com seu nome, seu e-mail e seu telefone para waajornalista@gmail.com, que preenchemos por aqui. Qualquer dúvida, pelo whatsapp 13-92000-2399.
- Efetuar o depósito referente ao valor da inscrição (R$ 30) ou, se preferir, pagar no dia, antes do início da oficina.
Importante: como a inscrição só se confirma com o pagamento, quem depositar antecipadamente vai garantir a inscrição antes da data da oficina. Os que desejarem pagar só no dia da oficina estarão sujeitos à disponibilidade de vagas no momento. Caso antes da oficina as vagas sejam preenchidas, avisaremos aqui para evitar transtornos.
A conta para depósito é: Caixa, Agência 1525, Op. 001, Conta Corrente 000022107, de Wagner de Alcântara Aragão. Sugere-se depósito identificado. Caso não seja, pedimos envio do comprovante de depósito por e-mail (waajornalista@gmail.com) ou por whatsapp (13-92000-2399), para que confirmemos a inscrição.
Planejamento da oficina:
METODOLOGIA
Aula expositivo-dialogada, execução de atividade orientada pelos ministrantes, e apresentação, pelos participantes, dos resultados dessa atividade, ao plenum.
PROGRAMAÇÃO – 9 de dezembro de 2017 – sábado – 14h às 18h
14h – Apresentação dos ministrantes e da turma.
14h30 – Discutindo e entendendo os conceitos: novas mídias x velhas mídias; novas tecnologias informacionais/comunicacionais; redes sociais; redes sociais de comunicação interativa.
15h – As principais redes sociais – histórico, desenvolvimento, estágio atual; linguagens específicas; funcionalidades; comparativo entre as redes sociais.
15h30 – Marketing Progressista: as estratégias e as ferramentas de marketing como aliada a ideias, causas; a produtores e profissionais independentes, a microempreendedores individuais. Com Lindrielli Rocha Lemos
16h – Intervalo
16h15 – Proposição de trabalho: os participantes, individualmente ou em pequenos grupos (duplas, trios), vão elaborar proposta de comunicação e marketing por meio de redes sociais (aproveitando perfis já existentes, ou criando perfis para seus projetos). Atividade orientada pelos ministrantes.
17h – Apresentação das propostas ao plenum, acompanhada de reflexões, debates e orientações gerais.
17h50 – Avaliação do evento pelos participantes; considerações finais
18h – Encerramento
MINISTRANTES
O curso será ministrado por Wagner de Alcântara Aragão, e terá monitoria de Lindrielli Rocha Lemos.
- Wagner de Alcântara Aragão, jornalista e professor, mestrando em Estudos de Linguagens (Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR). Editor geral da Rede Macuco e docente em disciplinas de Comunicação e Marketing, em cursos técnicos da rede estadual de ensino do Paraná. Acesse aqui o currículo lattes do ministrante.
- Lindrielli Rocha Lemos, graduanda em Marketing (Universidade Positivo, Curitiba, PR), atua na Assessoria de Comunicação Social da Universidade Estadual do Paraná (Unespar).
—-
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ALVES, Márcia Nogueira; ANTONIUTTI, Cleide Luciane; FONTOURA, Mara. Mídia e produção audiovisual: uma introdução. Curitiba: Editora Ibpex, 2008.
ARAÚJO, Júlio. Reelaborações de gêneros em redes sociais. In: ARAÚJO, Júlio. LEFFA, Vilson. Redes sociais e ensinos de línguas: o que temos a aprender? São Paulo: Parábola Editorial, 2016.
ARROYO, Fabiana; ARROYO, Raquel Wohnrath. Letramentos digitais e o estudo de links numa rede social. In: ARAÚJO, Júlio; LEFFA, Vilson. Redes sociais e ensino de línguas: o que temos a aprender? São Paulo: Parábola Editorial, 2016.
BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Os gêneros do discurso. Tradução de Paulo Bezerra São Paulo (sp): Editora 34, 2016 [1952-1953].
BORGES, Altamiro. BIANCHI, Felipe. Blogueir@s, uni-vos! (mas nem tanto…). São Paulo: Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé, 2014.
BRIGGS, Asa. BURKE, Peter. Uma história social da mídia: de Gutenberg à Internet. Tradução de Maria Carmelita Pádua Dias. Rio de Janeiro> Jorge Zahar Editora, 2006.
CASTELLS, Manuel. Redes de indignação e esperança – movimentos sociais na era da internet. Tradução: Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.
______. A galáxia da internet – reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.
CANCLINI, Néstor García. Diferentes, desiguais e desconectados. Tradução de Luiz Sérgio Henrique. 2ª ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2007.
GIANNOTTI, Vito. Muralhas da Linguagem. 2ª ed. Rio de Janeiro: Editora Mauad, 2009 [2004].
LAROSE, Robert. STRAUBHAAR, Joseph. Comunicação, mídia e tecnologia. Tradução de José Antônio Lacerda Duarte. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.
LEMOS, André. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. 7ª ed. Porto Alegre: Sulina, 2015.
MANOVICH, Lev. Novas mídias como tecnologia e ideia: dez definições. In: LEÃO, Lúcia (org.). O chip e o caleidoscópio – reflexões sobre as novas mídias. São Paulo: Editora Senac, 2003.
RECUERO, Raquel. Redes sociais na internet. 2ª ed. Porto Alegre: Sulina, 2011.
TEJERA, Marta H. Democracia/Ciberdemocracia: relações com o campo da Comunicação Social. In: BRITTES, Juçara (org.). Saber militante: teoria e crítica nas políticas de comunicação do Brasil. São Paulo: Intercom, 2013.
TORO, José Bernardo. A construção do público: cidadania, democracia e participação. Rio de Janeiro: Editora Senac, 2005.
Bela e rica iniciativa, pena que não mora em Santos, se não já estaria me inscrevendo.Sucesso a todos.