Ônibus-biblioteca, criado há mais de 80 anos por Mário de Andrade, corre o risco de acabar

Programa que atende bairros da periferia de São Paulo está sem receber dinheiro previsto pelo orçamento desde o ano passado, e atual gestão não reservou verba também para 2019

Por Rodrigo Gomes, da Rede Brasil Atual | De São Paulo

A suspensão indeterminada do Programa Ônibus-Biblioteca, que leva acervos de livros e revistas para 72 locais na periferia da capital paulista, vai afetar severamente crianças e adolescentes de regiões pobres, onde não há bibliotecas públicas. Essa é a avaliação do bibliotecário municipal e vice-presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de São Paulo (Sindsep), João Gabriel Buonavita.

“É um programa muito importante, porque dava capacidade da política pública chegar onde geralmente o poder público não chega. Atendia e mapeava a demanda por leitura em regiões muito carentes da cidade”, sublinha a liderança.

O Ônibus-Biblioteca foi criado em 1936, pelo escritor Mário de Andrade, primeiro diretor do Departamento de Cultura da cidade de São Paulo. Desde então o programa sobrevive alternando períodos mais e menos ativos.

(Na reportagem abaixo, a retomada do projeto, no começo dos anos 1990):

Desde 2008, o programa vinha crescendo. De um veículo cumprindo sete roteiros, passou a ter quatro veículos e 20 roteiros. Em 2011, chegou a nove veículos, atendendo 54 roteiros. E em 2012 passou a contar com 12 ônibus.

Em 2015, ainda na gestão do ex-prefeito Fernando Haddad (PT), uma nova licitação que estava em andamento foi suspensa, por decisão judicial. Em 2016, também na administração Haddad, a licitação foi retomada, porém não teve sequência na gestão seguinte, de João Doria (PSDB), iniciada em 2017.

Durante todo o ano passado o edital ficou parado, e os R$ 5,5 milhões reservados no orçamento de 2017 para o programa não foram gastos. O programa, em consequência, foi totalmente paralisado.

Agora em 2018, sob a gestão de Bruno Covas (PSDB), a situação piorou: a verba para o programa foi reduzida para R$ 2 milhões e até agora nenhum centavo foi aplicado. A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2019, aprovada na Câmara Municipal na semana passada, não traz nenhuma rubrica ou referência à retomada do programa no ano que vem.

“É uma clara demonstração de como a gestão Doria/Covas trata a cultura: como algo descartável”, critica o bibliotecário e líder sindical Buonavita.

ATENDIMENTO ATUAL

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Cultura, o programa mantém 12 ônibus e 72 locais de atendimento: 18 na zona norte, 27 na zona sul, 24 na zona leste e três na zona oeste.

Em cada veículo, há um acervo de quatro mil títulos, entre livros, revistas, gibis, mangás e jornais. O serviço funciona de terça a domingo, das 10h às 16h, com empréstimos, leitura local, mediação de leitura, eventos e uma programação cultural mensal.

Segundo dados obtidos pelo jornal Folha de S.Paulo, a suspensão do programa levou a uma queda significativa no número de acessos a livros na capital paulista. Em 2015, a cidade registrou um total de 1,5 milhão de consultas a livros, das quais 627 mil foram feitas em ônibus-biblioteca. No mesmo período, as 54 bibliotecas municipais receberam 648 mil consultas. No ano passado, já sem o ônibus-biblioteca, o total de consultas a livros pelos paulistanos foi de 843 mil.

Dos 96 distritos em que São Paulo é dividida, 37 não possuem sequer um livro por habitante, a maioria na periferia. E dos que possuem algum acervo, apenas 18 têm um índice maior que meio livro por habitante. Os dados constam do Mapa da Desigualdade, elaborado anualmente pela Rede Nossa São Paulo.

“Para piorar, a maioria dos Centros Educacionais Unificados (CEU) estão sem servidores para fazer o atendimento nas bibliotecas próprias e com isso a população não pode acessar os livros”, acrescenta Buonavita.

Imagem em destaque: o primeiro veículo biblioteca. Reprodução/Secretaria de Cultura do Município de São Paulo


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