Festival Santista de Teatro chega à 61ª edição, com quase dez dias de programação gratuita (30 de agosto a 7 de setembro), entre peças da mostra oficial e dezenas de atividades paralelas.
Por Wagner de Alcântara Aragão (@waasantista) | De Curitiba (PR)
O mais antigo em artes cênicas em atividade no Brasil, o Festival Santista de Teatro – o Festa, como é conhecido – chega à 61ª edição em 2019, com uma programação que homenageia o dramaturgo Plínio Marcos (1935-1999).
A obra “O Berro do Povo”, do próprio Plínio, é inspiração para o tema central do Festa neste ano.
No momento em que o Brasil sofre uma série de retrocessos, e vê dominar o discurso de ódio e medidas que retiram direitos sociais da população mais pobre, o Festival Santista de Teatro se propõe a simbolizar resistência.
O que, aliás, está na origem do festival – criado em 1958 pela escritora, jornalista, produtora cultural e, principalmente, militante política Patrícia Galvão, a Pagu.
PROGRAMAÇÃO
A abertura do Festa é na sexta-feira 30 de agosto, às 20h30, no Teatro do Sesc Santos, com o musical “Inútil Canto E Inútil Pranto Pelos Anjos Caídos”, texto original de Plínio Marcos, e direção atual de Rogério Tarifa.
A peça tem entrada gratuita, assim como todas as outras apresentações e demais atividades do Festa 61.
A programação ocorre em vários pontos de Santos, como Teatro Guarany, Teatro Municipal Brás Cubas, Centro Cultural Cadeia Velha, Praça dos Andradas, Praça Nagasaki e Ocupação Anchieta.
Para acompanhar a programação completa, sugerimos conferir nas redes sociais do Festa 61:
- Perfil no instagram: https://www.instagram.com/festafestivalsantistadeteatro/
- Página no facebook: https://www.facebook.com/festivalsantistateatro/
Confira sobre o Festa também:
- No Juicy Santos: https://www.juicysantos.com.br/diversao/teatro/tudo-sobre-o-festa61/
- Na Revista Nove: https://revistanove.com.br/artfato/programacao-do-festival-santista-de-teatro/?fbclid=IwAR3epvebl5sK7Ln8Wiin2T37-qvw8KWNzp8tP0Kswy0xxO61LnTJZaxor9s
O FESTA PELO FESTA:
“Do evento [criado por Pagu], despontaram dramaturgos como Plínio Marcos e Carlos Alberto Soffredini. [O Festa] também se posiciona historicamente ao propor o debate e a reflexão sobre as artes e políticas culturais. Pelos seus palcos já passaram atrizes e atores com Regina Duarte, Cleyde Yáconis, Ney Latorraca, Sérgio Mamberti, Bete Mendes, Jandira Martini, Nuno Leal Maia, Herson Capri, e Alexandre Borges, entre outros.”
> Imagem em destaque: arte de divulgação do Festa 61
GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
- Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco; CPF 257.618.408-12)
- Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
- Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com