Instituição, com campi em Chapecó, Erechim, Cerro Largo, Passo Fundo, Laranjeiras do Sul e Realeza, leva ensino, pesquisa e extensão a uma região que reúne 400 municípios.
Por Wagner de Alcântara Aragão (@waasantista) | De Curitiba (PR)
A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) completou 10 anos no dia 15 de setembro último.
Uma série de ações estão sendo desenvolvidas para celebrar esse primeiro decênio de existência.
Não à toa. A UFFS é fruto da convergência da luta do povo com a decisão político-administrativa de um governo popular.
A UFFS tem sede em Chapecó (SC), e além desse, conta com outros cinco campi: Cerro Largo, Erechim e Passo Fundo, os três no Rio Grande do Sul; Laranjeiras do Sul e Realeza, ambos no sudoeste do Paraná.
Mas a área de abrangência de sua atuação – no ensino, pesquisa e extensão – vai além. Abarca todos os três sulinos, e ainda os países vizinhos, principalmente Argentina e Paraguai. São pelo menos 400 municípios atendidos.
Há muito tempo que as comunidades nesses municípios e entorno reivindicavam uma universidade pública.
Essa luta, reunindo movimentos sociais, associações e entidades populares locais, se intensificou a partir de 2005.
Àquela época, havia um programa de expansão da rede federal de ensino superior, construído pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva. A comunidade da Fronteira Sul percebeu que o momento de conquistar a tão sonha universidade era aquele.
A mobilização foi exitosa. Em 16 de julho de 2008, a Presidência da República mandou ao Congresso Nacional o projeto de lei que criava a UFFS. Depois de mais de um ano de tramitação, o projeto foi aprovado e a lei foi sancionada por Lula em 15 de setembro de 2009.
“É difícil mensurar o que a educação pública de nível superior representa para cada pessoa atendida pela instituição nesses dez anos. É questionável falarmos em ‘impacto’ quando estamos nos referindo a algo tão singular como a educação. Alguns números, no entanto, sinalizam o que a UFFS já fez”, sublinha texto da Assessoria de Comunicação do Campus Erechim da UFFS.
Só o Campus Erechim, por exemplo, tem 1.673 acadêmicos em nove cursos de Graduação: Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Sociais, Engenharia Ambiental e Sanitária, Filosofia, Geografia, História, Interdisciplinar em Educação do Campo e Pedagogia.
“Mais de 88% desses estudantes são oriundos de escolas públicas – e aí está, talvez, um dado revelador do que a UFFS representa”, frisa a instituição, que ilustra:
“Acadêmica do curso de Licenciatura em Pedagogia, Érica Toledo é parte desse recorte. Natural de Estação-RS, ela estudou em uma escola pública. Chegou a entrar em uma universidade particular e, por isso, sabe bem o que é ter que pagar para ter um nível de formação a mais. Diz ela:
‘Eu tinha uma dificuldade muito grande em ter que pagar para estudar, pagar mensalidades. Quando surgiu a oportunidade de fazer o Enem e me inscrever depois no Sisu, eu fui com a cara e o coração. Não dá pra explicar o que é ter a UFFS praticamente ao lado da minha casa. Sempre imaginei as Universidades Federais como algo inatingível, que demandaria a mudança para outra cidade, provavelmente uma capital, fazendo toda uma revolução na minha vida pra conseguir me manter depois. Hoje eu consigo estudar e trabalhar e continuo morando em Estação. Venho e volto para a UFFS todos os dias. Eu torço para que o número de estudantes de escolas públicas na UFFS cresça cada vez mais. Vendo a qualidade do ensino que tem aqui, espero que mais pessoas tenham a oportunidade que eu tenho hoje’.”
- SAIBA MAIS: Conheça a UFFS e acompanhe a trajetória da universidade pública do sul brasileiro
- LEIA TAMBÉM: Uma das riquezas da universidade pública do litoral do Paraná
Imagem em destaque: campus sede da UFFS, em Chapecó. Reprodução de quadro de vídeo
GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
- Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco; CPF 257.618.408-12)
- Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
- Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com