“A saúde sexual no contexto escolar” é o título da obra, que pode ser acessada e baixada gratuitamente
Por Vinícius Fontana, da Ufes | De Vitória (ES)
A sexualidade é um aspecto fundamental na vida dos jovens. A Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), de 2016, constatou que 27,5% dos jovens do 9º ano já tiveram relações sexuais, número que aumenta para 54,7% na faixa dos 17 anos.
Portanto, é fundamental que pessoas em idade escolar tenham conhecimento sobre temas de saúde sexual e reprodutiva.
Foi pensando nisso que a professora Juliana Pirovani, do Departamento de Ciências Agrárias e Biológicas do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), e o mestre em Ensino de Biologia pela Universidade Federal do Espírito Santos (Ufes), Paulo Rodrigues, produziram o livro digital “A saúde sexual no contexto escolar” (Atena Editora).
Na obra, que pode ser acessada e baixada gratuitamente, os autores esclarecem as principais dúvidas de estudantes sobre corpo e sexualidade.
EM SALA DE AULA
A ideia surgiu ao longo do curso de mestrado de Rodrigues e a partir da sua experiência em sala de aula, como professor da rede pública de ensino.
O pesquisador percebeu que alguns alunos tinham dificuldade em encontrar informações seguras sobre sexualidade.
Assim, ele se propôs a produzir um material que explicasse o conhecimento científico em uma linguagem acessível e direta.
“A educação sexual do adolescente pode contribuir para o planejamento da sua vida familiar e é essencial para que ele tenha uma relação mais saudável com seu corpo”, afirma Rodrigues.
PERGUNTAS
O e-book foi organizado em capítulos que foram definidos a partir de perguntas coletadas com estudantes, de forma anônima, em uma escola pública de Serra, na Grande Vitória.
Os assuntos mais citados pelos jovens foram sexo (24,7%), infecções sexualmente transmissíveis (21,7%), métodos contraceptivos (16,9%) e gravidez (13,9%).
Além das informações descritas no texto, o e-book trabalha com a interatividade, trazendo vídeos e ilustrações feitas à mão pelos alunos.
Para ler o livro, acesse aqui.
- LEIA TAMBÉM | Projeto obriga hospitais a contarem com estrutura adequada para atender pessoas gordas
Imagem em destaque: reprodução da capa do livro
GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
-
Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco)
-
Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
-
Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com