País é o mais acometido pela pandemia, no continente africano. Por enquanto, só 1% da população está imunizada
Da Alma Preta | De São Paulo (SP)
País mais afetado pela pandemia da covid-19, a África do Sul iniciou nesta segunda-feira, dia 17, uma campanha de imunização em massa.
O objetivo do governo é imunizar 16,6 milhões de pessoas em seis meses, 5 milhões de idosos até o fim de junho.
Com mais de 1,6 milhão de casos da doença e 55.210 mortos, o país sul-africano vacinou até agora apenas 1% de sua população.
Segundo o Ministério da Saúde, as novas metas de vacinação serão cumpridas se o país receber as vacinas compradas a tempo.
“Até o final de junho, esperamos ter recebido 4,5 milhões de doses da Pfizer e dois milhões de doses da Johnson & Johnson”, afirmou o ministro Zweli Mkhize.
VARIANTES DO VÍRUS
A imunização com a vacina britânica Oxford-AstraZeneca foi suspensa na África do Sul em fevereiro após dúvidas sobre sua eficácia com a variante local do coronavírus.
Dois meses depois, a americana Johnson & Johnson também foi suspensa no país em razão da formação de coágulos sanguíneos observados em pessoas vacinadas nos EUA.
TERCEIRA ONDA
Segundo especialistas, o atraso na vacinação é um dos motivos do aumento da contaminação no país, que voltou a registrar mais mortes nas últimas semanas e teme uma terceira onda da pandemia.
Entre a última semana de abril e a primeira de maio, o número de casos de covid-19 cresceu 46%, com um aumento de 18% nas mortes.
“Se as vacinas tivessem sido distribuídas muito antes, isso teria ajudado a evitar os contágios, embora outros fatores tenham pesado, como o abandono das medidas de prevenção”, explicou a o especialista em medicina interna Nombulelo Magula, membro do conselho científico do Ministério da Saúde, em entrevista à agência de notícias AFP.
MAIS DOSES
O governo sul-africano solicitou 4,5 milhões de doses ao laboratório americano Pfizer.
Somente no início de maio a americana Pfizer enviou um primeiro lote com mais de 320 mil vacinas. Ao todo, a população da África do Sul é composta por 56,56 milhões de habitantes.
Imagem em destaque: mapa da Organização Mundial da Saúde, com dados da pandemia atualizados até 18 de maio de 2021. Acompanhe a atualização diária em https://covid19.who.int/
- LEIA TAMBÉM | O que o modelo de desenvolvimento do Grande ABC ensina a outras metrópoles
- Siga a gente no twitter: https://twitter.com/redemacuco.
- E no instagram: www.instagram.com/redemacuco.
GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
-
Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo Pix: redemacuco@protonmail.com
-
Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
-
Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com