Acordo entre a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e a Prefeitura de Aquidauana atende aos diversos povos da região
Por Bárbara Menezes, da UFMS | De Aquidauana (MS)
Um acordo firmado entre a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e a Prefeitura de Aquidauana vai contribuir na formação específica de professores indígenas na modalidade Pedagogia da Alternância.
A parceria envolve o curso de graduação em Licenciatura Intercultural Indígena, do Campus Aquiaduana, da UFMS.
A Prefeitura fará a cedência do professor e mestre em Antropologia Paulo Baltazar para auxiliar nas atividades do curso.
O educador, que também é indígena, contribuirá como formador de seus pares para atuarem em suas comunidades.
O curso também prevê a presença de especialistas pesquisadores para o trabalho de formação docente nas disciplinas pedagógicas e específicas, em especial na áreas da Linguística, Letras, História, Antropologia e Artes.
Segundo a coordenadora e professora do curso Onilda Sanches Nincão, a presença do educador será importante para os acadêmicos.
“O novo acordo vai facilitar ainda mais a nossa relação e interação com os estudantes. Nós agradecemos a prefeitura de Aquidauana e estamos felizes com a contribuição e atuação do professor Paulo Baltazar no curso”, ressalta.
O curso do Câmpus de Aquidauana teve início em 2019 e possui, atualmente, 75 estudantes.
A implementação da Licenciatura faz parte do comprometimento da Instituição com a formação superior de professores indígenas em Mato Grosso do Sul, com especificidade para as povos Atikum, Guató, Kadiwéu, Kamba, Kinikinau, Ofaié e Terena do Território Etnoeducacional Povos do Pantanal.
A Universidade vai supervisionar a execução das atividades didáticas desenvolvidas, coordenar e conduzir todos os trabalhos referentes ao cumprimento das etapas do projeto.
A instituição também fornecerá sala de aula e todos os equipamentos disponíveis como projetor, notebook, caixa de som, microfone, impressora, giz, apagador e demais materiais de consumo, e transporte para deslocamento entre as comunidades indígenas de diversos municípios do estado de Mato Grosso do Sul para o atendimento ao projeto Tempo Comunidade, na orientação da realização das atividades acadêmicas dos discentes do curso.
Imagem em destaque: Campus Aquidauana da UFMS. Foto: UFMS
- LEIA TAMBÉM | A força dos investimentos da China nos países da África
- Siga a gente no twitter: https://twitter.com/redemacuco
- E no instagram: https://www.instagram.com/redemacuco
GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
-
Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo Pix: redemacuco@protonmail.com
-
Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
-
Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com