Serão exibidas 73 obras, entre elas o documentário “(Des)embarque”, que tem selo Rede Macuco. Oficinas também compõem a programação, online e gratuita
Por Lúcio Nunes e Rafaella Martinez, da LN Textos | De Santos (SP)
O Curta Santos – Festival de Cinema de Santos chega à sua 19ª edição em 2021, com transmissão online pelo Youtube (acesse aqui: @festivalcurtasantos), de 15 a 19 de dezembro, gratuitamente.
Serão exibidas 43 obras pela Mostra Oficial “Olhar Caiçara” e ainda outras 30 pelas Mostras Especiais, em um total de 73 produções.
Todos os filmes da Mostra Oficial Olhar Caiçara estarão disponíveis online durante os cinco dias do evento.
O público terá a oportunidade de escolher a melhor obra , por meio de formulário online no site www.curtasantos.com.br.
WEBSÉRIES E VIDEOARTE
Para contemplar de forma mais abrangente a atual produção audiovisual da região, além de curtas-metragens e videoclipes, também foram selecionadas pela curadoria obras em formato de webséries e videoarte.
“O Festival Curta Santos historicamente cumpre seu propósito em oferecer o livre e democrático acesso à cultura. Esta identidade que construímos levou às 17 edições presenciais que já realizamos mais de 500 mil espectadores e exerceu papel fundamental para que Santos pudesse ter hoje o selo de Cidade Criativa do Cinema pela Unesco”, comenta o diretor executivo do festival, Ricardo Vasconcellos.
O diretor acrescenta que, neste momento, a opção por um festival ainda online visa não só garantir maior alcance para a exibição das produções recentes (em sua maioria também realizadas com as restrições impostas pela pandemia), como também fortalecer a articulação do movimento audiovisual da Baixada Santista, visando à retomada em 2022, quando o Curta Santos completará 20 anos.
“Ao transformar esta 19ª edição em um evento colaborativo para exercitarmos a escuta junto ao movimento audiovisual sobre suas próximas criações, mantemos o propósito de inovar a cada ano em nossas discussões e formatos de realização”, completa Vasconcellos.
——————————————–
Programação do Curta Santos
Quarta-feira, dia 15
14h às 16h – Oficina: A Construção de Personagens Femininas no Audiovisual Coordenação: Lorenna Montenegro | On-line na Plataforma do Sesc Santos, com inscrições prévias (https://inscricoes.sescsp.org.br/online/#/inscricao).
20h – Live de Abertura – “A cena do audiovisual da Baixada Santista e suas perspectivas”, com Dino Menezes, Pepyta Reis, Tammy Weiss, Leandro Olímpio e Monica Saraiva, com mediação de Ricardo Vasconcelos e Raquel Pellegrini.
21h30 – Transmissão inaugural da sessão com os filmes selecionados para a Mostra Oficial Olhar Caiçara – Disponível até as 14h de domingo (19)
Quinta-feira, dia 16
14h às 16h – Oficina: A Construção de Personagens Femininas no Audiovisual – Coordenação: Lorenna Montenegro | On-line na Plataforma do Sesc Santos.
20h – ‘Mostra Especial Pontes Criativas’ – Disponível até as 18h de domingo (19)
Sexta-feira, dia 17
14h às 16h – Oficina: A Construção de Personagens Femininas no Audiovisual
Coordenação: Lorenna Montenegro | On-line na Plataforma do Sesc Santos.
18h30 – Mostra Especial ‘Movimento Audiovisual da Baixada Santista (Mabs)’
20h – Bate-papo ‘Mostra Especial Mabs’
Sábado, dia 18
14h às 16h – Oficina: A Construção de Personagens Femininas no Audiovisual
Coordenação: Lorenna Montenegro | On-line na Plataforma do Sesc Santos.
19h – Bate-Papo ‘Mostra Especial Lumiar’, com Daniel Veloso e mediação de Dario Félix.
20h – ‘Mostra Especial Lumiar’ – Disponível até as 20h de domingo (19)
Domingo, dia 19
18h30 – Bate-Papo ‘Mostra Especial Doc de Domingo’
19h30 – Mostra Especial ‘Doc de Domingo’
20h30 – Encerramento e divulgação da ‘Melhor Obra’ da Mostra Oficial Olhar Caiçara por votação popular.
——————————————–
O documentário (Des)embarque, que tem selo Rede Macuco – realizado por Wagner de Alcântara Aragão, editor geral, e Nicole Zadorestki Caroti, colaboradora – foi selecionado e será exibido no Curta Santos.
A exibição ocorre neste link:
O filme traz histórias, pessoais e sociais, em torno da Rodoviária de Santos.
Diz a sinopse:
“O que a trajetória de Jayme Rodrigues Estrella Júnior, o Cebola, a luta pela democracia, a história da televisão e memórias afetivas outras têm em comum?
Todas elas (des)embarcam na Estação Rodoviária de Santos, uma das mais antigas em operação no país.
Com narrativas de Sandra Mara Nogueira Lisboa e José Pedro Nogueira Estrella, e relatos de Cláudio Mussi, Geraldo Oliveira Aragão, Elver Savietto, Danilo Alves da Conceição, Sérgio Pardal Freudenthal, Jaqueline Fernández Alves, Júnior Brassaloti, Íris Geiger e Brenno Demarchi, tudo se entrelaça.”
O documentário fez parte do projeto cultural “Rodoviária de Santos, 50 anos de histórias”, contemplado na modalidade artes integradas do 8º Concurso de Apoio a Projetos Culturais Independentes, da Prefeitura de Santos, com repasses do Fundo de Assistência à Cultura (Facult).
Além da obra audiovisual, o projeto, da categoria artes integradas, envolveu expressão oral (contação de histórias em roda de conversa remota) e visual (uma exposição de imagens no perfil @rodoviaria_historias, no instagram).
O documentário tem autoria de Nicole Zadorestki Caroti, co-direção, fotografia e edição; Wagner de Alcântara Aragão, co-direção, argumento e roteiro; e Gabriel Cordeiro Ramos, áudio.
O projeto contou ainda com a participação de: Thayná Santos, na curadoria de conteúdo na exposição virtual no instagram; Lindrielli Rocha Lemos, com pauta e pré-produção; e Pedro Otávio Cardamone Pinto Cordeiro, criador da logo e artes gráficas do material impresso de divulgação.
Imagem em destaque: arte de divulgação do Curta Santos
- LEIA TAMBÉM | Como ajudar a campanha “Natal Sem Fome”, do MST
- Siga a gente no twitter, clicando aqui
- E aqui para nos acompanhar no linkedin
GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
-
Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo Pix: redemacuco@protonmail.com
-
Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
-
Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com