São as produções mais recentes da Itália; confira programação completa, que se estende até 10 de agosto
Da Associação Il Sorpaso | De Lisboa (Portugal)
Em sua nona edição no Brasil, a 8½ Festa do Cinema Italiano volta ao presencial e leva a 20 cidades brasileiras o melhor do cinema italiano contemporâneo.
A partir desta quinta-feira, 4 de agosto, o festival ocorre até o dia 10 em:
- Belém – Moviecom Belém Pátio
Búzios – Grand Cine Bardot
Campinas – Moviecom Unimart
Curitiba – Cine Passeio
Florianópolis – Cineshow Beiramar
Fortaleza – Cinema do Dragão
Goiânia- Cinemais Bouganville
Londrina – Cineflix Shopping Aurora
Maringá – Cineflix Maringá Park
Natal – Moviecom Praia Shopping
Niterói – Cine Arte UFF
Santos – Cineflix Miramar Shopping Santos
Vitória – Cine Jardins
E, desde o último dia 28 e até esta quarta, dia 3, é possível acompanhar a programação em:
- Belo Horizonte – UNA Cine Belas Artes
Brasília – Espaço Itaú Brasilia Casa Park
Porto Alegre – Espaço de Cinema Bourbon Country
Recife – Moviemax Rosa e Silva
Rio de Janeiro – Espaço Itaú de Cinema Rio de Janeiro
Salvador – Cine Metha Glauber Rocha
São Paulo – Espaço Itaú de Cinema Augusta
Os ingressos variam de lugar para lugar, de acordo com condições especiais oferecidas por estabelecimento.
O festival traz oito filmes em pré-estreia nacional e revela mais uma vez o vigor da produção atual do cinema italiano, com uma seleção de filmes provenientes dos principais festivais internacionais e alguns dos maiores sucessos de bilheteria na Itália.
Por exemplo, o festival apresenta a premiére de ‘Ennio, o maestro’, de Giuseppe Tornatore, que homenageia o mestre Ennio Morricone, e contará com a participação especial de Marco Morricone, filho do homenageado, em um bate-papo online sobre o filme.
No ano de seu centenário, Pier Paolo Pasolini ganha homenagem com a exibição de ‘Mamma Roma’, clássico neorrealista com Anna Magnani.
Seleção também traz ‘Il BUCO’, projeto ousado de Michelangelo Frammartino, que recebeu o Prêmio do Júri no Festival de Veneza 2021.
Ainda, ‘Leonora, adeus’, o mais recente filme de Paolo Taviani, dedicado ao irmão Vittorio Taviani, concorreu ao Urso de Ouro do Festival de Berlim 2022.
COMÉDIA
A comédia ‘Guia romântico para lugares perdidos’, de Giorgia Farina, traz Clive Owen e Jasmine Trinca em um insólito road movie sobre duas almas atormentadas que embarcam juntas numa viagem entre ruas, silêncios e emoções.
Filme de abertura do Festival de Veneza 2021, ‘Laços’, de Daniele Luchetti, destaca Alba Rohrwacher, Luigi Lo Cascio e Laura Morante.
Premiado com o Leoncino D’Oro no Festival de Veneza, ‘Freaks out’ conta a saga de uma trupe de circo que, em plena Segunda Guerra, usa seus superpoderes para lutar contra os nazistas. O filme revela mais uma vez o talento de Gabriele Mainetti para contar histórias de heróis.
ORGANIZAÇÃO
O festival é realizado pela Associação Il Sorpasso / Risi Film Brasil com o apoio dos Institutos Italianos de Cultura de São Paulo e Rio de Janeiro e da Embaixada da Itália, do MIBACT e da Cinecittà, com organização Logística – BonFilm.
Clique aqui e acompanhe a programação completa nas 20 cidades.
Imagem em destaque: cena de ‘Laços’, um dos filmes da Festa do Cinema Italiano 2022. Foto: divulgação
- LEIA TAMBÉM | O mal que a privatização dos trens faz às cidades; mais companhias estão na mira
- Siga a gente no twitter, clicando aqui
- E aqui, no linkedin
GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
-
Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo Pix: redemacuco@protonmail.com
-
Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
-
Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com