Jornada Santista do Patrimônio apresenta possibilidades para fomentar moradia, arquitetura, cultura e história; evento é nesta quinta, dia 22
Com informações da Jornada Santista do Patrimônio | De Santos (SP)
O Centro Histórico de Santos é um dos mais antigos e emblemáticos do Brasil.
Basta lembrar que a cidade nasceu há 476 anos, e no apogeu do ciclo do café (virada do século XIX para o século XX) a região foi dos mais importantes polos de negócios do país.
Hoje, vive o desafio de preservar sua arquitetura, cultura e história, enfrentando forte pressão da especulação imobiliária.
Ao mesmo tempo, é lá onde está enorme potencial para por fim ao deficit habitacional do entorno, marcado pela existência de cortiços onde sobrevivem centenas de famílias.
Com o objetivo de ampliar a discussão sobre a preservação do patrimônio cultural edificado da região central histórica de Santos, com políticas de moradia, ocorre na cidade, nesta quinta-feira, dia 22, a Jornada Santista do Patrimônio.
Serão mesas em que iniciativas em curso e perspectivas serão apresentadas e debatidas.
Também há atividades culturais, como a exposição de fotos “Um passeio aquarelado”, da arquiteta e artística plástica Letícia Passarela.
E outras indicações de conteúdos para apreciação online, como o livro “99 Predinhos de Santos”, disponível digitalmente para ser baixado.
O documentário ‘(Des)embarque – A trajetória de Cebola e outras histórias da Rodoviária de Santos’, de Wagner de Alcântara Aragão e Nicole Zadorestki Caroti, da Rede Macuco, está com link para exibição na internet.
A programação presencial ocorre na Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Santos.
Esta é a quinta edição da Jornada Santista do Patrimônio, evento anual.
Imagem em destaque: Bolsa do Café, um dos símbolos do Centro Histórico de Santos. Foto: Prefeitura de Santos
- LEIA TAMBÉM | Entrevista com Gabriele Leite, violonista, revelação da música brasileira
- Siga a gente no twitter, clicando aqui
- E aqui, no linkedin
GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
-
Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo pix: redemacuco@protonmail.com
-
Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
-
Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com