Cidade teve modelo exemplar de gestão e operação, com veículos modernos e confortáveis. Privatização pôs fim ao modal
Do Trólebus Brasileiros | De Mirassol (SP)
Por quase 20 anos, entre o início da década de 1980 e o final da década de 1990, Ribeirão Preto, interior de São Paulo, contou com um dos mais modernos e bem estruturados sistemas de trólebus do Brasil.
Essa história foi resgatada pelo site Trólebus Brasileiros, que lançou agora em dezembro um livro em formato e-book, gratuito, trazendo detalhes dessa experiência.
“Ribeirão Preto – a história dos trólebus” reúne fotos, depoimentos, especificações técnicas e reprodução de reportagens que traduzem a importância dessa empreitada ribeirão pretana.
O município foi um dos escolhidos pelo Ministério dos Transportes e pela Empresa Brasileira de Transportes Urbanos (EBTU, estatal federal) para a implementação de um programa piloto.
Para tanto, a Prefeitura cria em 1980 a Transerp – Empresa de Transporte Urbano de Ribeirão Preto S/A. Ela nasce para gerenciar e operar as linhas de trólebus.
Confira outros marcos dessa trajetória:
– Em 1982, é implantada a primeira linha de trólebus de Ribeirão Preto
– A segunda linha entra em operação em 1983
– Em 1988 eram três linhas em operação, com um total de 35,6 km de extensão
– Entre 1988 e 1994, mais duas linhas são criadas
– Em 1995, mais outras duas linhas, perfazendo um total de sete, e 58 km de extensão
– Em 1999, com a privatização da Transerp, o sistema de trólebus é desativado
Nos anos 1980, a tarifa chegou a ser 20% mais barata que a das linhas de ônibus a diesel.
A frota chegou a ser composta por 22 ônibus elétricos.
“O modelo de trólebus escolhido para Ribeirão Preto”, informa o livro, “possuía chassi Scania, carroceria Caio (modelo Amélia) e e motorização elétrica Villares – tecnologia extremamente avançada para a época, de fabricação 100% nacional”.
O texto continua: “Os veículos pertenciam à segunda geração de trólebus brasileiros, marcada pelo avanço no sistema de controle de tração elétrica (utilização do chopper), ventilação forçada no salão de passageiros, suspensão a ar, piso mais baixo e direção hidráulica, incorporando a mais avançada tecnologia da época”.
Para ler o livro, clique aqui.
Imagem em destaque: embarque em trólebus em terminal de Ribeirão Preto. Reprodução do livro “Ribeirão Preto – a história dos trólebus”
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Olá aqui é Marco Brandemarte do site Trólebus Brasileiros.
Obrigado pelo apoio.
Logo mais teremos o livro ARARAQUARA A ERA DOS TRÓLEBUS.
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Obrigado, Marco Brandemarte. Vamos noticiar esse novo livro também. Parabéns pelo trabalho do Trólebus Brasileiro.