Primeiro mês de 2023, ano em que a Rede Macuco completa 18 de existência, chegando à maioridade, já foi. Temos desafios urgentes, à porta
Da Rede Macuco | De Brasília (DF), Goiânia (GO), Santos (SP) e Curitiba (PR)
A Rede Macuco retoma hoje, 1º de fevereiro, a atualização de seu blog. Dois mil e vinte e três é especial para este veículo de imprensa alternativa: chegamos à maioridade, completando 18 anos no ar.
Todo dia útil, uma notícia útil neste espaço. E nas redes sociais digitais, atualizações a todo momento.
Fevereiro de 2023 começa marcado pela reconstrução do Brasil.
Acompanhamos, in loco, a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 1º de janeiro, na capital nacional.
A festa foi bonita. Civilizada, artística, plural, popular, democrática.
E o sentimento geral foi este mesmo: um país para ser reconstruído. Direitos básicos reconquistados, políticas públicas fundamentais para serem resgatadas.
Ao mesmo tempo em que, com o novo governo empossado, a esperança voltava a tomar conta, chorávamos a partida de Rei Pelé.
Em Santos, no velório e por dias e semanas depois, as homenagens do povo estão por toda a parte.
Palavras de agradecimento estão entre as mais pronunciadas e estampadas nas reverências. Porque, antes de tudo, é isto mesmo: obrigado, Rei Pelé!
Se, em 2023, retomamos o curso democrático, há exatos 40 anos começava um movimento que buscava por fim definitivamente à ditadura vigente, exigindo eleições diretas para a Presidência da República.
Em 1983, em Goiânia nasciam as primeiras mobilizações que depois se espalhariam pelo Brasil.
No marco inicial, na Praça Cívica, a paisagem por enquanto retrata o Brasil do presente: o de que busca se reencontrar seu caminho. Por ora, nenhuma referência à efeméride.
Neste primeiro mês de 2023, a reconstrução começou de fato. Foi preciso, logo na largada, enfrentar uma tentativa de golpe, nos atentados de 8 de janeiro.
Também tem merecido prioridade lidar com efeitos drásticos dos retrocessos implementados a partir do golpe de 2016, intensificados no governo subsequente.
Entre eles, a fome, a crise humanitária na Terra Indígena Yanomami e os baixos índices de vacinação contra a covid-19 e outras doenças.
Mas, sem deixar de lado os sérios e urgentes desafios, este fevereiro será marcado também pela volta do Carnaval à sua época certa. A pandemia não acabou, contudo arrefeceu consideravelmente, e se em 2021 e 2022 não foi possível celebrar a data, agora em 2023 esse costume poderá ser retomado.
Com segurança e precaução: infectologistas recomendam o uso de máscaras em locais fechados e em espaços com aglomerações. Respeitemos tais orientações.
E um ano, então, de muita esperança, força, saúde, paz e alegrias!
Imagem em destaque: Praça das Bandeiras, Praia do Gonzaga, Santos. Foto: @waasantista
- LEIA TAMBÉM | As inspirações de 2022 para 2023 – e por toda a vida
- Siga a gente no twitter, clicando aqui
- E aqui, no instagram
GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
-
Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo pix: redemacuco@protonmail.com
-
Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
-
Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com