Atividades acadêmicas, culturais e esportivas ocorrem tanto nos campi de Redenção (Ceará) e São Francisco do Conde (Bahia), com transmissão pela internet
Com informações de Sandra Narita, da Unilab | De Redenção (CE)
Desta segunda, dia 22, até sábado, dia 27, uma extensa programação acadêmica, cultural e esportiva ocorre dentro da X Semana da África na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).
O evento é promovido pelas associações dos Estudantes de Angola, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe, com apoio de Pró-Reitorias da Unilab.
O tema deste ano é “Decolonialidade das mentes como uma força emancipatória do continente africano”.
As atividades estão distribuídas nos campi da Unilab em Redenção (Ceará) e em São Francisco do Conde (Bahia).
- Em São Francisco do Conde (Campus Malês), a programação vai de 22 a 26 de maio; confira aqui
- Em Redenção, vai de 23 a 27 de maio; acompanhe aqui
O evento tem como objetivo discutir a presença da diáspora africana no Brasil, com enfoque nos estudantes africanos da Unilab, além de realçar as riquezas culturais dos países africanos e desconstruir o conceito que se tem do continente africano.
O evento ocorre de forma presencial, e terá transmissão nos canais de comunicação das associações organizadoras no YouTube, Facebook, além do Instagram da Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex).
ATIVIDADES
Algumas das atividades previstas são:
• Apresentações de pesquisas (livros, artigos, capítulos etc.);
• Lançamento de obras recentes;
• Palestras com temas diversos;
• Rodas de conversa e debate
• Grupos de pesquisa;
• Exposição artística;
• Sarau poético; debates;
• Danças (diversas tradições);
• Turnê desportiva
A Semana da África é uma alusão ao dia da criação da Organização da Unidade Africana (OUA), em Addis Abeba, capital da Etiópia, na data 25 de maio de 1963.
A entidade tem como propósito criar uma união entre os países africanos para a libertação e, consequentemente, a emancipação do continente.
Essa data é celebrada em quase todos os países africanos e no mundo em geral.
Na Unilab, em alusão a esta data, os estudantes africanos da Unilab realizam desde 2014 atividades comemorativas por meio de debates, palestras, rodas de conversas, minicursos, entre outras atividades, que visam pensar a África antes e após a criação da OUA e, de igual modo, mostrar a real imagem daquilo que é a África, diferentemente do que é apresentado pela mídia internacional sobre o continente.
Imagem em destaque: estudantes no Campus dos Malês. Foto: divulgação / Unilab
- LEIA TAMBÉM | Diminui a inflação para quem vai construir ou reformar
- Siga a gente no twitter, clicando aqui
- E aqui, no tiktok
GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
-
Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo pix: redemacuco@protonmail.com
-
Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
-
Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com