Episódios de ‘Cientistas do Brasil’ serão exibidos aos sábados, a partir de 12 de agosto; confira temas previstos
Da Universidade Federal do Espírito Santos (Ufes) | De Vitória (ES)
A TV Brasil, emissora pública nacional, estreia no sábado, 12 de agosto, a série Cientistas do Brasil, uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das instituições federais de ensino superior de todo o país.
O projeto tem por objetivo destacar o impacto da ciência na sociedade e promover a divulgação de pesquisas relevantes para o desenvolvimento do país.
A série é uma iniciativa conjunta de dezenas de universidades brasileiras, por meio do Colégio de Gestores de Comunicação das instituições, o Cogecom. O organismo integra a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).
Os episódios serão exibidos dentro do telejornal Repórter Brasil (a partir das 19 horas) e também pelas televisões universitárias.
O QUE A SÉRIE VAI MOSTRAR
Unindo o conhecimento acadêmico à criatividade na produção audiovisual, a série mostra, ao longo dos episódios, histórias de cientistas brasileiros que vêm revolucionando suas áreas de estudo ao trazerem grandes avanços para a sociedade.
As temáticas são variadas e foram pensadas a partir das oito áreas de conhecimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Pesquisas sobre o meio ambiente, saúde, educação, ciências humanas e sociais, ciências exatas e biológicas, ciências agrárias, além de arte e cultura, estão presentes a cada novo episódio.
“A presença das universidades, de seus pesquisadores e de sua produção acadêmica na TV Brasil é um avanço muito importante para nossa emissora e para a comunicação pública brasileira. Estamos muito felizes com essa parceria e pretendemos avançar cada vez mais”, afirma o jornalista Hélio Doyle, presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), da qual a TV Brasil faz parte.
A série pretende fomentar a divulgação da ciência e da educação no país.
INSETOS DA AMAZÔNIA
A reportagem de estreia será da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e vai mostrar as pesquisas realizadas com insetos da Amazônia (inclusive com a descoberta de algumas espécies) e seus impactos para o meio ambiente.
Na primeira temporada serão exibidas reportagens de 18 instituições. A proposta é contemplar, nas próximas temporadas, outras instituições federais de ensino superior.
A criação da vinheta de abertura retrata, de maneira visual, a intersecção das diferentes esferas do conhecimento, a fluidez e a colaboração científica – trazendo a ideia da interação entre as diferentes áreas do conhecimento do CNPq.
A conceituação visual e a trilha sonora foram realizadas pela equipe de TV da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Imagem em destaque: pesquisadoras da UFRR em campo, em investigação sobre os insetos da Amazônia. Foto: acervo pessoal
- LEIA TAMBÉM | Até sábado, dia 12, a Festa do Livro, na antiga Estação Sorocabana, em Santos
- Siga a gente no twitter, clicando aqui
- E aqui, no tiktok
GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
-
Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo pix: redemacuco@protonmail.com
-
Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
-
Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com