Campanha nacional reforça busca por conscientização, e prevê ações para os próximos cinco anos; assista ao vídeo de lançamento
Da Agência Gov.Br | De Brasília (DF)
Com o Carnaval a preocupação com a segurança no trânsito se torna ainda mais relevante. Nesse contexto, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) se uniu a várias outras entidades públicas e privadas, ligadas ao setor de transportes terrestres, e lançou nesta terça-feira, dia 6, em evento online, uma campanha conjunta que levanta a bandeira da conscientização: álcool e direção não andam juntos!
O Pacto pela Segurança Viária representa um esforço coletivo para ampliar a cultura de segurança no trânsito e reduzir o número de acidentes e óbitos nas rodovias brasileiras, por meio de um Acordo Técnico de Cooperação (ACT), costurado inicialmente entre o Ministério dos Transportes e a Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR), abrangendo todo o ciclo estratégico, desde planejamento, execução, operação e indústria até a manutenção, com foco primordial em segurança viária.
ÁLCOOL NO VOLANTE MATA MAIS DE 1 MIL PESSOAS POR HORA
A iniciativa visa, neste primeiro momento, conter um problema grave: o uso de álcool no trânsito, que é responsável por 1,2 mortes por hora no Brasil.
Diante desse cenário alarmante, a iniciativa tem por objetivo conscientizar os usuários das rodovias de todo o Brasil sobre os perigos do consumo de álcool antes de dirigir, além de prevenir acidentes e, principalmente, preservar vidas.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), somente ano passado foram registrados cerca de 68 mil sinistros de trânsito nas rodovias federais brasileiras, o que equivale a quase sete sinistros por hora.
Entre as principais causas estão fatores comportamentais, como imprudência, o que pode envolver álcool e direção, e excesso de velocidade.
O acordo visa a prevenção de sinistros por meio de diversas ações, incluindo capacitações. Nesse sentido, a ANTT lançará em meados de março uma pós-graduação em segurança viária para funcionários de concessionárias de rodovias e servidores da Agência.
O compromisso assumido pelas entidades signatárias do Pacto pela Segurança Viária é de longo prazo. Com vigência de 60 meses, ou cinco anos, essa iniciativa foca na conscientização e implementação de medidas concretas para tornar as estradas brasileiras cada vez mais seguras.
Ao longo de 2024, a campanha abordará uma variedade de temas relevantes para todos os públicos, como proteção do pedestre, saúde do caminhoneiro, uso do celular ao dirigir, mulher no trânsito, manutenção do veículo, maio amarelo, sono e direção, lei seca, férias entre outros, a depender de cada época.
ABORDAGEM HUMANIZADA
O objetivo é promover uma abordagem humanizada, informativa e educativa, visando a conscientização de todos os envolvidos no trânsito: motoristas de automóveis, caminhões, ônibus, pedestres, motociclistas e ciclistas.
Imagem em destaque | Trânsito na estrada Parque Aeroporto, ou DF-047, rodovia radial do Distrito Federal, com 4,5 km de extensão e serve como ligação do Aeroporto Internacional de Brasília com outras regiões do Distrito Federal. Foto: Marcello Casal Jr.
- RELEMBRE | A banalização das emendas parlamentares
- Siga a gente no tikttok, clicando aqui
- E aqui, no linkedin