Emissora pública da Empresa Brasil de Comunicação com programação voltada ao público no exterior está no ar desde a última terça, 26 de março
Da EBC | De Brasília (DF)
Desde a última terça-feira, 26 de março, os brasileiros que moram no exterior têm mais uma fonte de informação, cultura e entretenimento para se conectarem com o Brasil.
A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) lançou nessa data uma nova versão da TV Brasil Internacional, projeto implementado originalmente há 13 anos.
Via parabólica digital (SAT C3), a emissora é sintonizada em 12 países sul-americanos.
São eles: Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Bolívia, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Guiana Francesa, Guiana e Suriname.
Mas pode ser acessada pela internet de qualquer lugar também, tanto pelo site (ver aqui) como por aplicativo próprio da TV Brasil Internacional.
“Nós temos um público potencial de 4,5 milhões de brasileiros vivendo no exterior que carecem de um noticiário com credibilidade e conteúdos de qualidade para se informar sobre o que acontece no Brasil e se conectar com o país. Nós queremos ser a TV que mostra o Brasil para o mundo”, afirma o diretor-presidente da EBC, Jean Lima.
PROGRAMAÇÃO
A programação da nova emissora reúne conteúdos já veiculados pela TV Brasil, selecionados e organizados de forma a atender os interesses dos brasileiros residentes no exterior.
A grade de programação está dividida em quatro faixas, que se alternam ao longo do dia para atender aos diferentes fuso-horários.
A primeira, com foco nos sabores e belezas do Brasil, terá programas de culinária e produções dedicadas à natureza e ao meio ambiente como Sabor e Afeto, Cozinha Amazônica, Meu Pedaço de Brasil e Parques do Brasil.
A segunda faixa, voltada à informação e cultura, inclui a exibição de dois carros-chefes da emissora, o telejornal Repórter Brasil e o Sem Censura, além do premiado Caminhos da Reportagem.
MÚSICA
Uma terceira faixa será dedicada às atrações musicais, como Samba na Gamboa, Canto e Sabor e Todas as Bossas. Já a última será voltada aos programas de turismo e viagens, explorando a diversidade regional e cultural do país, com atrações como Rotas, Bem Bahia e Expedições.
Ainda em 2024, em uma segunda fase do projeto, a TV Brasil Internacional contará também com produções próprias e exclusivas.
PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA
A EBC já trabalha com as principais operadoras de TV a cabo para que o canal também esteja disponível para o público por esse meio.
A prioridade serão os países de língua portuguesa e da América do Sul, considerando a facilidade da língua e a proximidade regional e cultural.
O potencial é de atingir mais de 1 milhão de brasileiros que vivem nessas duas regiões, totalizando 20 países.
As fases seguintes do projeto incluem países da América do Norte, Europa, África e Ásia, com um potencial de atingir, ao todo, 4,5 milhões de brasileiros que vivem em 79 países.
Imagem em destaque: mesa de operação da TV Brasil. Foto: Joédson Alves/ Agência Brasil
- RELEMBRE | Desde quando e por que a Venezuela reivindica Essequibo, na fronteira com a Guiana
- Siga a gente no instagram, clicando aqui
- E aqui, no tiktok
Um comentário sobre "TV Brasil Internacional chega a 12 países sul-americanos"