“Ódio ou opinião?”. Portal ajuda a tirar dúvida sobre discursos na internet

Já está no ar, pelo endereço odioouopiniao.mdh.gov.br. Iniciativa é do  Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania


Do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, via Agência Gov | De Brasília (DF)

Para fortalecer a trincheira de combate ao discurso de ódio e ao extremismo no ambiente digital brasileiro, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) lançou nesta terça-feira, dia 18, o portal Ódio ou Opinião.

O intuito é que a ferramenta seja mais uma aliada na defesa de direitos dos cidadãos na navegação pela internet.

O endereço é odioouopiniao.mdh.gov.br.

Lá é possível desmistificar, com exemplos práticos, a diferença entre discurso extremista ou propagador de ódio daquilo que é apenas opinião e expressão de liberdade.

Desde 2022, a Organização das Nações Unidas (ONU) marca o 18 de junho como o Dia Internacional de Combate ao Discurso de Ódio.

Com um menu intuitivo, a página detalha dados atualizados sobre a violência online no Brasil – extraídos do Observatório Nacional dos Direitos Humanos (ObservaDH); divulga notícias sobre o tema; explica como reconhecer um discurso de ódio; dá dicas de como adotar uma conduta respeitosa no ambiente digital; e ainda orienta sobre como denunciar violações pelo Disque 100.

CAMPANHA NACIONAL

O lançamento do portal Ódio ou Opinião é uma das ações da Campanha Nacional de Enfrentamento ao Discurso de Ódio no Brasil, promovida pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, com o slogan “Discurso de ódio não é opinião”.

Nos próximos meses, outras ações de comunicação serão promovidas pelo MDHC com o mesmo intuito.

OUTRAS AÇÕES

Desde o início de 2023, a Pasta tem promovido medidas de enfrentamento à questão.

Uma delas foi a criação de um Grupo de Trabalho formado por membros da sociedade civil e de diversas instituições do Governo Federal, para propor a formulação de políticas públicas voltadas ao tema.

O relatório final do grupo – disponível na página do MDHC e no novo portal – faz um diagnóstico, traça diretrizes e elenca recomendações estratégicas a serem adotadas.


Imagem em destaque: arte da campanha




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