Mais de 60 mil clientes (microempreendedores individuais e pequenos empresários) já aderiram à iniciativa; confira como participar
Do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte | De Brasília (DF)
O programa Desenrola Pequenos Negócios registrou, em todo país, um volume financeiro renegociado de mais de R$ 2,1 bilhões até 30 de junho.
No total, 60.864 clientes foram beneficiados pela iniciativa, renegociando um número equivalente de contratos.
Os números foram apresentados pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em parceria com o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte (MEMP) e o Ministério da Fazenda.
Desde o início do programa, os bancos participantes têm oferecido oportunidades para renegociação de dívidas bancárias para Microempreendedores Individuais (MEI), micro e pequenas empresas com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões.
As dívidas elegíveis são aquelas não pagas até 23 de janeiro de 2024, permitindo que esses empresários obtenham os recursos necessários para manter as atividades.
BANCOS PARTICIPANTES
Voltado a auxiliar pequenos negócios a superar dificuldades financeiras, o programa conta com a participação das principais instituições financeiras do país.
São sete bancos participantes, que representam 73% do total da carteira de crédito de micro e pequenas empresas nacionais: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Itaú, Santander, Sicredi e Mercantil do Brasil.
COMO PARTICIPAR
Para aderir ao programa, o microempreendedor ou pequeno empresário deve entrar em contato com a instituição financeira onde possui a dívida.
As renegociações podem ser realizadas por intermédio dos canais de atendimento oficiais, como agências, internet ou aplicativos móveis.
Cada instituição financeira participante definirá suas próprias condições e prazos para a renegociação.
A Febraban alerta que somente os bancos cadastrados no programa poderão oferecer as condições especiais de renegociação.
Em caso de dúvidas ou suspeitas sobre ofertas de renegociação, os empresários são aconselhados a contatar seus bancos pelos canais oficiais e a não aceitar propostas fora dessas plataformas.
Clique aqui e saiba todos os detalhes do Desenrola Pequenos Negócios.
Imagem em destaque: pequeno negócio no campo da economia criativa. Fernando Frazão/Agência Brasil
- RELEMBRE | Brasil reafirma proposta de taxar super-ricos
- Siga a gente no bluesky, clicando aqui
- E aqui, no tiktok