Mirada 2024 homenageia Peru e terá 33 espetáculos de dez países

Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas ocorre de 5 a 15 de setembro, em Santos, mas já contou com atividade prévia – um encontro com comunicadores. A Rede Macuco participou; confira


Por Thayná Santos (@tthaynass), especial para a Rede Macuco | De São Paulo (SP)

O Mirada – Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas chega em 2024 à sétima edição homenageando o Peru.

Será de 5 a 15 de setembro, no litoral de São Paulo.

Realizado pelo Sesc São Paulo, ocorrerá principalmente na unidade da instituição em Santos, mas também em teatros, espaços públicos e edifícios históricos da cidade, além de contar com apresentações em São Vicente e Cubatão.

Ao todo serão, 33 espetáculos de dez países.

Oito deles do Peru, 12 peças vindas de Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Espanha, México, Portugal e Uruguai, e mais 13 trabalhos nacionais dos estados Amazonas, Ceará, Minas Gerais, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo.

O público poderá conferir obras site-specific (em que os locais se conectam com as criações), coproduções, peças para crianças e jovens, shows, danças e atividades formativas.

Este ano, o Mirada traz para a cena montagens que abordam questões indígenas, decoloniais, das relações com a natureza, gênero e identidades, migrações e diversidade de corpos.

UM “ESQUENTA”

Para celebrar o início da sétima edição do Mirada, ocorreu um encontro no Sesc Consolação, na capital paulista, em 14 de agosto, reunindo imprensa, comunicadores e outros convidados.

O bate-papo foi mediado pela jornalista Adriana Couto, contando com Marco Canale, diretor argentino do espetáculo A Velocidade da Luz, e Amanda Lyra, idealizadora do Estratagemas Desesperados.

Mirada 2024

Marco Canale. Foto: Thayná Santos

A Velocidade da Luz é resultado de uma residência de quatro semanas com pessoas idosas da região de Santos sem experiência teatral prévia.

Canale conta que a inspiração surgiu quando passava por uma situação difícil em que teve medo de morrer – o diretor também havia perdido seu avô recentemente. Daí veio a ideia de trabalhar com idosos de uma maneira diferente do comum, em que se fala sobre presente e futuro, não apenas do passado.

O projeto site-specific apresenta dois momentos principais: primeiro, as pessoas falam sobre suas memórias, é a parte documental do espetáculo; depois, entra a parte da ficção, em que a partir dessas vivências, Canale propõe um futuro, que atravessa passado e presente.

A Velocidade da Luz já passou por Buenos Aires, Hannover, Tokio, Alpes Suíços e Espanha.

Após tantos lugares, Canale destaca os temas abordados pelo elenco de Santos, como “espiritualidade, alegria, ecologia e mar”.

A Velocidade da Luz terá apresentações nos dias 12, 13 e 14 de setembro, na Praça Barão do Rio Branco, Centro Histórico de Santos (ver mais clicando aqui).

ESCRITORAS LATINO-AMERICANAS

Já Estratagemas Desesperados, idealizado por Amanda Lyra, surge a partir de obras de escritoras latino-americanas que exploram o horror e a violência em que a mulher é o sujeito da ação, não uma vítima.

Amanda explica a premissa dessa residência com uma provocação: “o que aconteceria se as histórias que a gente ouvisse fossem diferentes, se as personagens femininas tivessem outras ações?”

Mirada 2024

Amanda Lyra

O espetáculo ocorre por meio de um processo de imersão e troca entre equipe e os participantes, combinando direção e experimentações cênicas.

Por isso, o resultado pode ser uma surpresa inclusive para a equipe criativa.

Para Amanda, o terror e a fantasia funcionam como um filtro para tratar temas sem julgamento, sendo a violência um estratagema desesperado.

“Contar uma história pode ser mais poderoso que um discurso”, afirma a artista.

A abertura de processo para Estratagemas Desesperados está marcada para 9 de setembro, no Centro Espanhol de Santos. A apresentação ocorre após uma residência no CPT, o Centro de Pesquisa Teatral do Sesc (ver detalhes clicando aqui).

MAIS ENCONTROS AO VIVO

O bate-papo prévio no Sesc Consolação mediado pela jornalista Adriana Couto com duplas de artistas e pensadores convidados foi apenas o primeiro, como programação do Mirada.

Entre os dias 6 e 12 de setembro, o público poderá acompanhar outros Encontros ao Vivo, gratuitamente, sempre no auditório Sesc Santos, com vagas limitadas (saiba mais clicando aqui).

SERVIÇO


Imagem em destaque: montagem de fotos de espetáculos do Peru no Mirada 2024. Imagem de divulgação




GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo pix: redemacuco@protonmail.com
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + 5 =