Com mediação de Angola, República Democrática do Congo e Ruanda terão nova negociação pela paz

Região é rica em coltan, mineral indispensável à fabricação de smartphones, computadores e carros elétricos; cessar-fogo atual vigora desde 4 de agosto


Por Wagner de Alcântara Aragão (@waasantista), com informações da Angop e da ONU | De Curitiba (PR) e Luanda (Angola)

Completa 20 dias neste fim de semana o cessar-fogo firmado entre a República Democrática do Congo e Ruanda.

O entendimento foi assinado no final de julho, e começou a valer em 4 de agosto, com a mediação de Angola.

Ainda neste mês e em setembro outras duas reuniões, também intermediadas por Angola, devem promover avanços rumo a um Acordo de Paz entre os dois países.

O primeiro encontro será nos dias 29 e 30, envolvendo representantes das duas nações, que vão se aprofundar em detalhes do acordo, cuja proposição foi feita pelo presidente angolano, João Lourenço.

Um segundo encontro está agendado para os dias 9 e 10 de setembro.

Ambos os encontros serão em Luanda, capital de Angola.

O conflito bélico se dá no leste da República Democrática do Congo, envolvendo um movimento interno denominado 23 de Março (M23) e as forças oficiais.

O governo da República Democrática do Congo aponta que o goveno de Ruanda (e também de Uganda) financia o M23.

Os ataques do M23 nessa atual fase, informa a Angop (a agência oficial de notícias do governo de Angola), estavam ocorrendo desde dezembro de 2023, até o cessar-fogo de 4 de agosto último.

Mas a tensão e a ocorrência de conflitos persistem há três décadas, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU). Em torno de 120 grupos armados agem nesse processo.

Violação a direitos humanos e ataques à população civil têm marcado particularmente esses ataques mais recentes.

A região que compreende a República Democrática do Congo, Ruanda e Uganda é rica em recursos minerais. Entre eles, o coltan, indispensável à fabricação de smartphones, computadores e baterias para carros elétricos.

Importante: são dois países com nomes similares.

Um, a República Democrática do Congo, também chamado pela sigla RDC. Está situado no centro da África e é o segundo maior país daquele continente.

Outro, a República do Congo, de dimensões territoriais bem menores, localizado à oeste da RDC.

Clicando aqui você confere artigo do Observatório de Política Externa e da Inserção Internacional do Brasil, da Universidade Federal do ABC, o qual conta a história daquela região. Verá, principalmente, como foi explorada e expropriada pela Europa, em particular pela Bélgica.


Imagem em destaque: patrulhamento de forças da ONU na cidade de Goma, leste da República Democrática do Congo. Foto de Kevin N. Jordan/ ONU Notícias




GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo pix: redemacuco@protonmail.com
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + 2 =