“Roça é vida” mostra arte e saberes quilombolas do Vale do Ribeira

Exposição no Sesc Registro, de 21 de setembro a 2 de fevereiro, traz imagens e objetos que retratam modos de vida e expressão da região do Quilombo São Pedro, considerada Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco


Do Sesc Registro | De Registro (SP)

Fica em cartaz de 21 de setembro até 2 de fevereiro a exposição “Roça é vida”, no Sesc Registro. A entrada é gratuita.

A mostra é promovida pelo Sesc São Paulo, Museu Afro Brasil Emanoel Araújo e o Quilombo São Pedro.

Trata-se do resultado de um processo de curadoria compartilhada com a Associação dos Remanescentes de Quilombo de São Pedro que, partindo do Sistema Agrícola Tradicional Quilombola, apresenta características da vida dos quilombolas da comunidade Quilombo São Pedro, região considerada Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco, situada no município de Eldorado, no Vale do Ribeira, em São Paulo.

A vinda da Roça é Vida para Registro possibilita ao público visitante o contato mais próximo e o conhecimento histórico daquela comunidade tradicional.

A exposição não só contribui com o fortalecimento da valorização da população local, mas também com o aprendizado referente aos conhecimentos, saberes e tecnologias ancestrais pertencentes às comunidades quilombolas.

As ações da exposição culminaram na curadoria compartilhada que reúne os originais e reproduções das ilustrações em aquarela e trechos dos livros “Roça é vida”, de Viviane Marinho, e “Na companhia da produção do Dona Fartura: uma história sobre cultura alimentar quilombola”, de Laudessandro Marinho.

Ambos os títulos são escritos e ilustrados por pesquisadores e educadores quilombolas e aquilombados do território.

O acervo da exposição é composto ainda por fotografias, objetos de trabalho (utensílios, ferramentas, artesanatos), de uso cotidiano; poesias, sementes crioulas e o documentário “Quilombo São Pedro: modo de ser e viver”, elaborado especialmente para a mostra.

ROÇA DE COIVARA

Ressalta-se o Sistema Agrícola Tradicional Quilombola que tem como base a roça de coivara, que por sua vez agrega um conjunto de saberes e técnicas de manejo da floresta, e são passados de geração em geração, para alimentar as famílias quilombolas.

Em 2018, o Sistema Agrícola Tradicional dos Quilombos do Vale do Ribeira foi reconhecido como patrimônio imaterial brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A exposição esteve em cartaz no Museu Afro Brasil Emanoel Araújo, na cidade de São Paulo, durante o ano de 2023 e em 2024.

Iniciada em 2016, a parceria entre a Associação Museu Afro Brasil e a Associação dos Remanescentes de Quilombo de São Pedro integrou as ações do Programa Conexões Museus SP, do Sistema Estadual de Museus de São Paulo, que visa contribuir com a preservação e a extroversão do patrimônio, da memória e da cultura dos quilombos paulistas.

SERVIÇO
Exposição “Roça é Vida”
Abertura: 21 de setembro de 2024, às 13h.
Visitação: de 21 de setembro de 2024 a 2 de fevereiro de 2025. Gratuita.
De terça a sexta, das 13h às 21h30; sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h.
Local: Sesc Registro – Avenida Prefeito Jonas Banks Leite 57 Prédio KKKK – Centro, Registro.


Imagem em destaque e imagem na matéria: obras em exposição em Roça é Vida. Divulgação / Sesc Registro




GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo pix: redemacuco@protonmail.com
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Um comentário sobre "“Roça é vida” mostra arte e saberes quilombolas do Vale do Ribeira"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + 1 =