Nova presidenta do México, Claudia Sheinbaum Pardo, toma posse recebendo de mulheres representantes de povos originários e afromexicanos o bastão que simboliza o comando da nação
Por Wagner de Alcântara Aragão, com informações do serviço de imprensa do Governo do México | De Curitiba (PR) e da Cidade do México (México)
O México tem, pela primeira vez, uma mulher ocupando a Presidência da República.
É Claudia Sheinbaum Pardo, 62 anos, doutora em Engenharia Energética e ex-prefeita da capital do país, Cidade do México.
Claudia tomou posse nesta terça-feira, 1º de outubro. O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, participou da cerimônia.
Um dos momentos mais emblemáticos foi quando a nova presidenta recebeu de mulheres representantes de povos originários e afromexicanos o bastão que simboliza o comando da nação.
“Não vou falhar com vocês”, prometeu a mandatária.
Também em suas falas na posse, Claudia destacou os principais pontos de seu plano de governo.
Assegurou que sua gestão vai trabalhar “pelo bem estar do povo”.
Ela é do partido Morena, de esquerda. Foi eleita com o apoio do então presidente Lopéz Obrador.
Claudia reiterou o compromisso de dar continuidade aos projetos de seu antecessor.
“Não pode haver governo rico com governo pobre”, sublinhou também, ao defender equidade na geração e distribuição de renda e riqueza da nação.
“Estou aqui para me comprometer com vocês, para dizer ao povo do Méxio, nesta praça maravilhosa, coração da pátria, onde tantas vezes nos reunimos com Andrés Manuel López Obrador e seguiremos nos reunindo, que não vou falhar com vocês. Me comprometo com vocês a não mentir, a não roubar e a nunca trair o povo do México”, discursou.
Você pode conferir mais informações sobre o México nestes primeiros dias de nova presidenta acessando https://www.gob.mx/presidencia/archivo/prensa.