Mostras de filmes, homenagens e consultoria integram programação do evento, gratuito, que ocorre de 17 a 20 de outubro, na capital do Rio Grande do Sul
Da Assessoria de Imprensa do Festival Cinema Negro em Ação | De Porto Alegre (RS)
Porto Alegre recebe, de 17 a 20 de outubro, a quinta edição do Festival Cinema Negro em Ação.
Realizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine), o evento traz filmes, laboratório de consultoria para cineastas negros e homenagens a personalidades importantes do cinema nacional, além das Mostras Especial e Competitiva.
Todas as atividades são gratuitas e ocorrem nos espaços da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ).
A atração de abertura é um show do rapper Zudizilla, considerado um dos maiores nomes da cena contemporânea do Sul, na quinta-feira (17/10), às 20h30, na Travessa dos Cataventos.
Ao todo serão exibidas mais de 35 obras audiovisuais, entre elas quatro longas, 12 curtas, oito videoclipes e quatro videoartes em competição.
ALGUNS DESTAQUES
Além do marco “Um é Pouco, Dois é Bom” (1970), de Odilon Lopez, um dos primeiros diretores negros de cinema no Brasil, a programação inclui filmes dos cineastas Davi de Oliveira Pinheiro (“Porto dos Mortos”) e Ellen Rocha (“O Tempo”), além das obras seriadas de Cleverton Borges (“Centro Liberdade”) e Mariani Ferreira (“Filhos da Liberdade”).
TAMBÉM PELA TV E STREAMING
A Mostra Competitiva conta com quatro categorias – videoclipes, videoarte, curtas e longas – e será exibida na Cinemateca Paulo Amorim, nos canais TVE-RS e Prime Box Brasil e na plataforma Todes Play.
O processo de seleção teve como pré-requisito que as produções fossem realizadas por pessoas negras ou com protagonismo negro em sua criação.
ATIVIDADE FORMATIVAS
Nas manhãs do evento, ocorre o Sopapo LAB, laboratório voltado a projetos de cineastas negros.
A consultoria será ministrada pelo showrunner e roteirista Marton Olympio, indicado ao Emmy Awards 2024. Olympio também fará uma masterclass para o público em geral, na qual falará sobre a sua experiência na criação da série “Anderson Spider Silva” e em outras obras suas, na sexta-feira (18), no Auditório Luis Cosme, às 17h30.
PREMIAÇÕES
Desde a primeira edição, o Festival entrega premiações a cineastas da Mostra Competitiva e ao homenageado do ano. Nesta edição o prêmio passa a se chamar Odilon Lopez.
A agraciada com o troféu será a roteirista e diretora Renata Martins.
Ela tem trajetória no cinema independente e produziu conteúdos para televisão, trabalhando atualmente como roteirista na Rede Globo com narrativas fortes que se destacam pelo tom crítico e pela sensibilidade. Sua trajetória também será celebrada com uma sessão de leitura dramática de um de seus roteiros mais impactantes, “Levante”.
Além das quatro premiações principais por categoria, haverá oito Prêmios Destaque RS, destinados a homenagear as categorias técnicas de profissionais do Rio Grande do Sul. E, pela primeira vez, haverá a categoria Júri Popular para os longas.
Clique aqui para acessar o instagram do evento e acompanhar o andamento da programação.