É a 14ª edição do evento, que busca reforçar o papel do cinema na reflexão sobre dignidade e direitos humanos no Brasil; sessões ocorrem em 27 cidades, até dia 30
Do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania | De Brasília (DF)
Segue até sábado, dia 30, a 14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos.
O evento começou no último dia 18, e a programação contempla exibições gratuitas de filmes em 27 cidades em todas as regiões geográficas do país.
Ao todo, serão 20 filmes, entre curtas e longas-metragens, além de sessões infantis e debates mediados com convidados.
Com o tema “Viver com dignidade”, a atividade ressalta a importância da dignidade humana como elemento fundamental para a garantia de uma vida plena, livre e justa.
A Mostra Cinema e Direitos Humanos evento é promovida pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, por meio da Assessoria Especial de Educação e Cultura em Direitos Humanos, com produção da Universidade Federal Fluminense (UFF).
O objetivo é estimular o diálogo sobre temas como igualdade, justiça social e respeito à diversidade, reforçando o papel do cinema como espaço de reflexão sobre os direitos humanos no Brasil.
Com acessibilidade em foco, todas as sessões são adaptadas para pessoas com deficiência, incluindo legendas descritivas, janelas de Libras e espaços físicos adequados.
HOMENAGEM A CRISTINA AMARAL
Nesta edição, a homenageada é a montadora Cristina Amaral, figura marcante do cinema brasileiro.
Atuando desde 1985, Cristina foi a primeira mulher a editar um longa-metragem no país e já trabalhou em mais de 60 produções, recebendo prêmios no Festival de Gramado, RioCine e Festival de Brasília.
Seu trabalho reflete seu compromisso em dar voz a temas sociais importantes e, durante a Mostra, Cristina compartilhará sua experiência em palestras que exploram o poder transformador do cinema na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.