Cuba resiste: Bienal e Festival do Novo Cinema Latino-Americano agitam Havana

Programação, iniciada em novembro, intensifica-se em dezembro e vai até fevereiro de 2025. Os dois eventos estão entre os mais tradicionais e importantes do mundo, em suas áreas culturais


Com informações de Prensa Latina | De Havana (Cuba)

Enfrentando crise energética causada pelo bloqueio econômico e geopolítico mundial imposto pelos Estados Unidos, e se recuperando de dois ciclones de outubro último, Cuba resiste com arte.

Na capital, Havana, dois grandes e tradicionais eventos internacionais movimentam a cidade e mobilizam a população cubana.

São eles a 15ª Bienal de Havana e o  Festival Internacional do Novo Cinema Latino-Americano de Havana.

A Bienal de Havana é tido como o maior evento de arte contemporânea da América Latina e do Caribe, e um dos mais importantes do mundo.

Começou em 15 de novembro e vai até 28 de fevereiro, com exposições, instalações, palestras, estudos e pesquisas.

Envolve pelo menos 400 artistas, críticos de arte, historiadores e outros profissionais.

Difunde a produção artística, teórica e acadêmico-científica, não só da América Latina e Caribe, como da África e Ásia (Oriente Médio incluído).

“Horizontes Compartilhados” é o mote da edição 2024/2025 da Bienal de Havana. “O giro decolonial: um novo desafio para a arte e as ciências sociais” compõe o tema de atividades paralelas.

Obras de arte da Bienal de Havana podem ser encontradas em diversos pontos, como no Malecón, onde se realizada a exposição coletiva “Atrás do Muro”.

FESTIVAL INTERNACIONAL DO NOVO CINEMA LATINO-AMERICANO

De 5 a 15 de dezembro, a capital de Cuba recebe a 45ª edição do Festival Internacional do Novo Cinema Latino-Americano de Havana.

A programação ocorre no icônico Hotel Nacional de Cuba.

Serão exibidos 256 filmes, de 42 países de todo o mundo. O Estado da Palestina também estará representado com obras em sessões.

Haverá ainda a exibição dos dois primeiros capítulos da série “Cem anos de solidão”, uma adaptação para as telas, pela Netflix, do romance de Gabriel García Márquez.

O Festival de Havana, como é conhecido, é um dos principais de cinema no planeta. Sua primeira edição ocorreu em 1979.


Imagem em destaque: finalização de mural de arte urbana do projeto “Atrás do muro”




CONTAMOS COM VOCÊ!
Para nos mantermos e continuarmos a produzir conteúdo útil.
Você pode nos ajudar. Você pode:
> Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo pix: redemacuco@protonmail.com
> Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
> Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + 8 =