Dominical da TV Cultura, que exibia shows ao vivo (primeiro da USP, depois de unidades do Sesc São Paulo), tem edição especial
Por Wagner de Alcântara Aragão, @waasantista, especial para Revista Intertelas | Do Rio de Janeiro (RJ)
Domingo, 24 de novembro de 2024. Quem sintonizou a TV Cultura pela manhã reviveu domingos de vinte anos atrás. É que estava no ar uma edição especial do Bem Brasil, atração que fez história na televisão brasileira entre 1991 e 2008.
O programa consistia na transmissão de shows dominicais matinais, inicialmente na Universidade de São Paulo (USP), depois em unidades do Sesc São Paulo. Sobretudo nos anos 1990, marcou gerações, tanto como atração televisiva como musical.
Grandes registros de apresentações de cantores e cantoras, grupos e bandas dos mais variados gêneros se deram no Bem Brasil. De artistas em início de carreira e que se consagrariam mais à frente, a legendas da música brasileira, difícil encontrar alguém que não tenha sido atração do programa.
A edição especial de 2024 trouxe de volta o apresentador, Wandi Doratiotto, que ganhou a companhia de Adriana Couto. A apresentação musical ficou por conta de Teresa Cristina e seu show “Pagode, preta”, com sucessos dos anos 1990 e 2000, e foi realizada no Sesc Itaquera.
O resgate do Bem Brasil integrou as comemorações pelos 55 anos da TV Cultura. Foi promovido em parceria com a Sesc TV, e teve transmissão ao vivo também pelos canais das duas emissoras no Youtube.
De acordo com notícia publicada no site da TV Cultura, por enquanto se trata de uma edição especial mesmo. Não há previsão de retorno definitivo da atração à grade.
Ao término daquela edição, Doratiatto, Adriano Couto e Teresa Cristina lançaram o pleito: que o Bem Brasil volte. O público presente no Sesc Itaquera fez coro.
Tomara. Faria bem à televisão aberta, em especial às manhãs de domingo. Faria bem à música brasileira, carente de programas do tipo na TV.