Além dos acontecimentos recentes, há aqueles “herdados” de anos anteriores – por exemplo, o relatório da CPI da Covid, que recomenda indiciamento dos responsáveis, e está na Procuradoria Geral do Ministério Público Federal
Da Rede Macuco | De Santos (SP), São Paulo (SP), Curitiba (PR) e Belém (PA)
A tentativa de golpe de Estado, que incluía o assassinato do presidente e do vice-presidente da República então recém-eleitos.
Está aí um dos fatos de 2024 que precisam de ser cobrados em 2025.
A tentativa de derrubada da democracia ocorreu entre o final de 2022 e início de 2023, mas foram nas últimas semanas que os detalhes da trama vieram à tona.
Apuração e julgamento rigorosos – é o mínimo que se pede, se exige.
Há outras, incontáveis demandas para cobrarmos em 2025:
– No finalzinho de outubro, noticiamos aqui na Rede Macuco anúncio do ministro da Educação, Camilo Santana, de que em novembro um pacote de valorização dos professores seria lançada. Uma e outra coisa foi, de fato, pontualmente confirmada – como o Pé-de-Meia Licenciatura, estímulo financeiro a estudantes que desejam seguir a docência. A criação de uma carreira nacional de magistério também foi mencionada, Faltam, ainda, medidas de mais envergadura, mais concretas. Cobremos.
– Em outubro de 2024, completaram-se três anos da entrega à Procuradoria Geral da República (Ministério Público Federal) do relatório final da CPI da Covid. O relatório recomenda o indiciamento de dezenas de pessoas, incluindo autoridades federais lá dos anos de 2020 e 2021, pela responsabilização por crimes relacionados à pandemia. Isso não pode cair no esquecimento. O relatório precisa andar. Leia aqui o relatório final.
– Em todo o país, tivemos, em outubro, prefeitos e prefeitas eleitos (ou reeleitos), bem como vereadores e vereadoras. Durante a campanha, depois da confirmação da vitória e, em dezembro, quando da diplomação, notícias deram contam de suas promessas e propostas. Aí na sua cidade certamente há muita dessas notícias para serem acompanhadas e cobradas em 2025.
– No cenário internacional, precisamos cobrar o fim imediato do genocídio na Palestina, dos ataques no Orienta Médio, dos conflitos em países africanos, da guerra entre a Organização dos Estados Americanos, via Ucrânia, e a Rússia.
Estas são apenas uma pequenina amostra. Certamente você tem mais e mais para acrescentar à lista; pode ficar à vontade para fazê-lo, nos comentários.