A bonita homenagem a Benito di Paula, no Carnaval de São Paulo

Águia de Ouro apresentou referências ao legado do músico, que esteve presente no desfile. Tanto na concentração como na dispersão, era emoção pura


Por Wagner de Alcântara Aragão, especial para o Portal Vermelho  | De São Paulo (SP) 

Um dos momentos do Carnaval de São Paulo em 2025 a entrar para a história foi a homenagem ao cantor, compositor e instrumentista Benito di Paula, nos desfiles das escolas de samba do grupo especial.

Com o enredo “Em Retalhos de Cetim, a Águia de Ouro do jeito que a vida quer”, a agremiação da Pompeia abordou a obra e o legado de Benito di Paula à música brasileira.

A apresentação cativou o público, com um samba-enredo fácil de ser cantado, e alas, fantasias, alegorias e adereços que proporcionaram a compreensão da homenagem.

Benito di Paula, aos 83 anos de idade, esteve presente.

Veio no último carro alegórico, ovacionado pelo público, e acompanhado por amigos. Acenava, em retribuição. Da concentração à dispersão, e por toda a Passarela do Samba Adoniran Barbosa, o semblante do músico evidenciava a emoção.

A diversidade de elementos a fazer referências à carreira de Benito di Paula foi um dos destaques do desfile da Águia de Ouro.

Em alegorias distintas, esculturas perfeitas de Luiz Gonzaga e dos personagens de Snoopy – com protagonismo de Charlie Brown – ilustravam, respectivamente, a parceria com o Rei do Baião e uma das canções mais conhecidas de Benito, “Meu amigo Charlie Brown”.

A comissão de frente enfatizou o Benito di Paula pianista.

A coreografia fazia teclas de piano dançarem e se complementarem.

Um ator caracterizado interpretava o músico em atuação.

A exibição arrancou aplausos não só de jurados, como do público nas arquibancadas, principalmente.

A bateria, com acordes de baião, levantou os espectadores.

Na melodia, mais cadenciada, do refrão principal do samba-enredo, desfilantes da Águia de Ouro e o público cantavam a plenos pulmões: “Eh meu amigo Charlie/ Se você quiser eu posso até mostrar A força do canto da Vila Pompeia/ Brilhando de novo no Carnaval/ Ao som dos aplausos meu amigo Charlie Brown”.

A Águia de Ouro foi a primeira escola a se apresentar na segunda noite dos desfiles do grupo especial, no sábado, 1º de março.

Em um campeonato de muito equilíbrio, ficou em sétimo lugar, mas a apenas 0,3 ponto da campeã, Rosas de Ouro (269,5 pontos ante 269,8 pontos). Durante quase toda a apuração, a escola da Pompeia figurou no topo da classificação.


Fotos: momentos do desfile da Águia de Ouro. Por Wagner de Alcântara Aragão (@waasantista)



GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo pix: redemacuco@protonmail.com
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + 1 =