Ginga Funk nasceu no curso de licenciatura em Dança, de forma pioneira em Goiânia; apresentações do grupo nos Estados Unidos ocorrerão de 11 a 13 de abril
Do Jornal da UFG | De Goiânia (GO)
O projeto Ginga Funk, que teve seu início no curso de licenciatura em Dança da Universidade Federal de Goiás (UFG) pela então estudante Susan Santos, realizará uma apresentação na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, durante a Brazil Conference, entre os dias 11 e 13 de abril.
A instituição foi selecionada por meio do programa Cultura em Ação, que tem como objetivo reconhecer e incentivar artistas brasileiros que desempenham papel ativo e influenciador frente à realidade do país.
Com o tema “Uma nova década: encontro de gerações de líderes”, a Brazil Conference 2025 visa impulsionar líderes do presente e do futuro, conectando-os para transformar o Brasil.
Durante o evento, Susan, que é mestra em Antropologia Social pela UFG e atualmente cursa Pedagogia na instituição, também participará da palestra “A cultura negra do funk e suas relações com a cultura afro-brasileira”.
“A palestra visa dialogar a respeito da cultura do funk como importante veículo de transformação social de jovens negros nas periferias, visando a reflexão, conscientização e discussão dessa cultura para além do entretenimento, como forma de resgate dos saberes da cultura afro-brasileira, e que atravessa a construção da identidade de pessoas negras no Brasil”, explica Susan.
PIONEIRA EM GOIÂNIA
Com dois anos de existência, a escola Ginga Funk é a primeira escola de funk de Goiânia, voltada para o trabalho de resgate da cultura negra e ancestral presente no estilo musical.
É também um espaço de intercâmbio cultural, já tendo recebido intercambistas dos Estados Unidos, Honduras e França.
Um pouco do trabalho pode ser conferido no documentário ”Dance Funk”, projeto reconhecido pelo Conselho Universitário (Consuni) da UFG em 2018.
A obra já foi exibida em diversas escolas públicas de Goiás e Minas Gerais, contribuindo para a disseminação e conscientização da cultura negra para inúmeros jovens.
Imagem em destaque: ensaio do Ginga Funk. Foto: divulgação UFG
GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
-
Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo pix: redemacuco@protonmail.com
-
Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
-
Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com