É uma das constatações iniciais de uma pesquisa desenvolvida na UnB; transtornos mentais, como ansiedade e depressão, afetam a saúde do coração e a prática de exercícios é recomendada
Da Secretaria de Comunicação Social da UnB | De Brasília (DF)
Pesquisadores da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília (FEF/UnB) investigam como transtornos mentais, como depressão e ansiedade, podem afetar a saúde cardiovascular.
O projeto, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF), envolve cerca de 60 voluntários universitários e busca entender a relação entre a prática de exercícios físicos e a saúde mental.
Os primeiros resultados indicam que pessoas com transtornos mentais apresentam uma recuperação mais lenta da frequência cardíaca após situações de estresse.
“Isso quer dizer que o sistema desses indivíduos tem uma capacidade menor de se adaptar diante de uma situação de estresse”, explica a pesquisadora Thamires Porto, mestranda da FEF/UnB.
Além disso, a pesquisa revela que a carga horária intensa de aulas e trabalho contribui para o aumento da ansiedade entre os participantes, especialmente durante períodos críticos, como semanas de provas.
Os pesquisadores também destacam que a presença de transtornos mentais está associada a um aumento da mortalidade por eventos cardiovasculares, independentemente de outras condições de saúde.
“Só o fato delas terem um transtorno mental já impacta diretamente a saúde cardiovascular dessas pessoas”, elucida Thamires.
POLÍTICAS PÚBLICAS
Essa descoberta reforça a importância de políticas públicas que incentivem a prática de atividades físicas como parte de um estilo de vida saudável.
Com o crescente diagnóstico de transtornos mentais no Brasil, que afetam cerca de 9% da população, a pesquisa se torna crucial para o desenvolvimento de intervenções que promovam a saúde mental e cardiovascular de forma integrada.
Imagem em destaque: Thamires Porto, mestranda da FEF/UnB. Foto: reprodução UnB TV
GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
-
Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo pix: redemacuco@protonmail.com
-
Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
-
Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com