É a reflexão que o Fórum Social da Baixada Santista, que ocorre neste fim de semana em Santos, propõe em dezenas de atividades, voltadas ao público em geral e com entrada livre
Por Wagner de Alcântara Aragão, texto e foto
Uma versão regional do Fórum Social Mundial, com a mesma concepção de vida – resistência ao neoliberalismo e à globalização que exclui as pessoas – é a inspiração do Fórum Social da Baixada Santista, que ocorre em Santos entre esta sexta-feira, dia 17 de novembro, e domingo, dia 19.
A abertura oficial será feita pelo escritor Frei Betto, em palestra no Campus Carvalho de Mendonça da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). “Outro país é possível” é o tema da conversa com o intelectual, marcada para às 20h.
As atividades, no entanto, começam pela manhã, às 9 horas, e se estendem pela tarde, tanto na Unifesp da Carvalho de Mendonça como no campus na Rua Silva Jardim.
No sábado, a programação se concentra no Campus Dom Idílio da Universidade Católica de Santos (UniSantos), e reúne uma série de mesas de debates e oficinas promovidos por associações, coletivos, movimentos sociais e organizações não governamentais em geral.
Uma dessas atividades será uma mesa com a Rede Macuco que, por meio deste jornalista vai falar sobre mídia e democratização das comunicações.
No domingo pela manhã, na Cadeia Velha, Centro Histórico, estão agendadas uma série de apresentações artísticas (canto, música, artesanato). Uma plenária de encerramento, na qual será elabora a Carta do Fórum Social Santista, está prevista para às 13h.
Todas as atividades são abertas ao público em geral, e gratuitas. A organização do Fórum ressalta que o evento “é suprapartidário, e tem por finalidade promover o fortalecimento, a integração e o intercâmbio das múltiplas instâncias da sociedade civil sediadas nos municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista que empreendem diferentes lutas pela defesa de direitos, prevalência do interesse público, soberania popular, inclusão e promoção da transparência e controle social”.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
SEXTA-FEIRA, 17/11
9 horas – UNIFESP – Rua Silva Jardim, 136 – Santos/SP. Mesa redonda Encontro das comunidades Caiçaras: Pescarias de boas Experiências
Coordenação: Ingrid Maria Furlan Öberg, Newton Rodrigues, Fabricio, Maria Tereza
13h30 – Mesa redonda Saúde da População Indígena: Contexto Baixada Santista
16 horas – UNIFESP – Rua Carvalho de Mendonça, 144 – Santos/SP. Mesa de debates – convidados: Arthur Chioro, Daniel Vasquez e Maria do Rosário Gomes. – Mediador: Rafael Moreira.
19 horas – UNIFESP – Rua Carvalho de Mendonça, 144 – Santos/SP. Abertura oficial do Fórum Social BS – Sérgio Sérvulo – coordenador Fórum da Cidadania.
19h30 – UNIFESP – Rua Carvalho de Mendonça, 144- Santos/SP – Apresentação do Grupo Vozes.
20h00 -UNIFESP – Rua Carvalho de Mendonça, 144 – Santos/SP. Mesa de abertura – Palestra: Outro país é Possível. convidado: FREI BETTO
SÁBADO, 18/11
9 às 18 horas – UNISANTOS – campus D. Idílio – Avenida Conselheiro Nébias, 300. Atividades Auto Gestionadas. Acompanhe aqui quais são as atividades
DOMINGO, 19/11
9 às 13 horas – Praça dos Andradas – Cadeia Velha de Santos. Festa Popular – Atividades Cultura17/11 – 19h00 – UNIFESP – Rua Carvalho de Mendonça, 144- Santos/SP – Apresentação do Grupo Vozes.is, Artesanato, Culinária, Orgânicos, música, debates.
11 horas – Praça dos Andradas – Cadeia Velha de Santos. Mesa de debates – ‘Sociedade Civil e as Transformações Sociais’: Raimundo Bonfim, Célio Nori
13 horas – Praça dos Andradas – Cadeia Velha de Santos. Plenária de encerramento – Maurício Valente – Princípios para elaboração da Carta do FSBS – “Uma outra Baixada é Possível”.
GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
- Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco)
- Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp ou telegram: 41-99196-3498
- Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: waajornalista@gmail.com