Medida vale para quem tinha caderneta de poupança nos anos 80 e 90 cujos rendimentos foram prejudicados pelos planos Cruzado, Bresser, Verão e Collor 1 e 2
Com informações da Rádio Nacional | Foto: @waasantista
Representantes de bancos, associações de defesa do consumidor e a Advocacia-Geral da União fecharam nesta semana acordo para encerrar os processos na Justiça que tratam sobre perdas financeiras causadas por planos econômicos das décadas de 80 e 90.
A homologação do acordo será enviada até o fim do ano, pela AGU, ao Supremo Tribunal Federal (STF), onde tramitam ações que pleiteavam o expurgo das perdas.
O acordo confirma que os bancos devem pagar para os poupadores as perdas no rendimento de cadernetas de poupança causadas pelos planos Cruzado, Bresser, Verão, Collor 1 e Collor 2.
Os valores não foram divulgados oficialmente, mas há informações de que a indenização total deve variar entre 11 bilhões e 15 bilhões de reais.
O valor definitivo e a forma de pagamento vão depender de uma decisão do STF. A Suprema Corte até começou a discutir a questão em 2013, mas o julgamento foi interrompido diversas vezes pela falta de quórum, devido ao impedimento de alguns ministros para julgar o caso.
GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
- Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco)
- Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp ou telegram: 41-99196-3498
- Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: waajornalista@gmail.com