Atividade vai ser conduzida pelo nosso editor geral e mantenedor, o jornalista e professor Wagner de Alcântara Aragão. Encontro, no dia 29 de julho, faz parte da programação do Santos Jazz Festival
A sétima edição do Santos Jazz Festival é um tributo à liberdade, em homenagem aos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. E, entre as liberdades a serem abordadas, está a de expressão. Esse será o tema de uma roda de conversa promovida pelo evento, e que será conduzida pelo jornalista e professor Wagner de Alcântara Aragão, editor geral e mantenedor da Rede Macuco.
A roda de conversa – denominada “A liberdade de expressão como um direito humano” – será realizada no último dia do Santos Jazz Festival, no domingo, dia 29, às 14h, no Sesc Santos. A participação é livre e gratuita. Basta, apenas, inscrever-se pelo e-mail santosjazzoficial@gmail.com.
Segundo o mediador da roda de conversa, o objetivo é refletir sobre o tema com base em três perspectivas. A primeira, a partir do próprio direito à liberdade de opinião e expressão, assegurado pelo artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Uma segunda perspectiva é debater sobre o papel dos meios de comunicação de massa para viabilizar esse direito – e o questionamento é se as mídias de massa garantem ou restringem a liberdade de expressão.
A terceira perspectiva é uma reflexão sobre limites de tal direito: o que é liberdade de opinião e o que é ofensa, injúria, racismo, xenofobia e outros atentados reverberados principalmente em redes sociais digitais.
A roda de conversa terá em torno de duas horas de duração. Num primeiro momento, o mediador aborda fatos, dados e análises sobre o tema e suas perspectivas, em metodologia expositivo-dialogada, isto é, promovendo a interlocução com os participantes, à medida que a apresentação vai se desenvolvendo. Em seguida, os próprios participantes se tornam os protagonistas da conversa, expondo seus pontos de vista.
SOBRE O MEDIADOR
O mediador, o jornalista e professor Wagner de Alcântara Aragão, atua há dez anos em foros de defesa da democratização das comunicações. Em 2009, foi delegado na Conferência Nacional de Comunicação, representante do Poder Executivo do Estado do Paraná. Participa de encontros promovidos pelo Fórum Nacional pela Democratização das Comunicações (FNDC) e do Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé.
Nascido e criado em Santos, formou-se em Jornalismo pela UniSantos, em 2000. Desde aquele ano, exerce a profissão em Curitiba, com atuações em jornal diário, assessoria de imprensa e agência de notícias pública e revista segmentada. Desde 2005 mantém o Macuco – primeiro como blog e, a partir de 2017, como rede de mídia alternativa e promotora de cursos, oficinas e eventos nas áreas de comunicação e cultura. É professor de Comunicação na rede estadual de ensino técnico do Paraná, desde 2011. Em 2007, publicou o livro reportagem “Duas Noites – o reencontro de Santos com o samba de Carnaval”.
SOBRE O SANTOS JAZZ FESTIVAL
O Santos Jazz Festival chega em 2018 a sua sétima edição, com atividades no Valongo (Centro Histórico de Santos) e no Sesc (bairro Aparecida). Da abertura, no dia 26 de julho, até o encerramento, no dia 29 de julho, um desfile de ritmos, estilos e performances vai celebrar a criatividade, a mistura, os encontros improváveis, em uma empolgante comunhão artística que ultrapassa o plano musical, como explica a diretora do Santos Jazz, Denise Covas.
“Acreditamos no poder e na responsabilidade da arte como ferramenta de transformação social. Os Direitos Humanos envolvem muitos temas como o direito básico de ir e vir, até o direito legítimo das pessoas serem o que são, independentemente de gênero, cor ou idade. Queremos inspirar o nosso público a refletir sobre essas questões tão fundamentais, em tempos de tanta intolerância”, propõe a organizadora.
- A programação completa do Santos Jazz Festival e outras informações estão em www.santosjazzfestival.com.br
Imagem em destaque: a ex-primeira dama dos Estados Unidos Eleanor Roosevelt, que coordenou a comissão responsável pela sistematização da Declaração Universal dos Direitos Humanos
GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
- Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco; CPF 257.618.408-12)
- Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp ou telegram: 13-92000-2399
- Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com