“Mulheres no futebol” é o tema do próximo Cine Reflexão

As treinadoras Luana Paula e Dani Mendes vão conversar com a plateia, depois da exibição dos filmes “Estrelas de Mariental” e “Mulheres do Progresso: Muito além da Várzea”. Entrada gratuita.


O projeto “Cine Reflexão”, encontro promovido pela Rede Macuco em que um filme é o ponto de partida para o debate em torno de um tema de relevância social, terá mais uma edição, no dia 17 de novembro próximo, em Santos.

A atividade está marcada para às 15h e ocorre na Associação Cultural José Martí, parceira no projeto. O Cine Reflexão é aberto ao público em geral; a entrada é gratuita.

Desta vez, “Mulheres no futebol” é o tema.

Serão exibidos dois curtas-metragens: “Estrelas de Mariental”e “Mulheres do progresso: muito além da várzea”.

Em seguida, haverá bate-papo entre a plateia e duas profissionais do esporte e incentivadoras do futebol feminino no Brasil: as treinadoras Luana Paula e Daniele Mendes dos Santos.

Luana Paula coordena e dá aulas no Fut Delas, escola de futebol feminino para meninas e mulheres de todas as idades, e que funciona no Brasil Futebol Clube, em Santos.

Entre outras experiências, Luana já foi preparadora física das Sereias da Vila, o time de futebol feminino do Santos Futebol Clube.

Daniele Mendes dos Santos, conhecida como Dani Mendes, é hoje treinadora em Brasília de uma franquia do Orlando City Soccer School, dos Estados Unidos. Ela também mantém, pelo facebook, o “Dani Pergunta” – espaço em que entrevistas personalidades do esporte, com ênfase, no futebol feminino.

SOBRE OS FILMES

O documentário “Estrelas de Mariental” é um curta-metragem, de 12 minutos, e conta a história de um time de futebol feminino de uma escola estadual na colônia Mariental, no município da Lapa, distante 59 quilômetros a sudoeste de Curitiba. A equipe superou preconceitos, dificuldades materiais e projetou o nome da localidade, ao conquistar campeonatos.

O curta-metragem foi produzido em 2017, pelas próprias estudantes de Mariental, sob supervisão do “Lab Educine”, programa de cinema e educação da Universidade Estadual do Paraná (Unespar).

O documentário foi exibido no mesmo ano na abertura do Festival de Cinema da Lapa, um dos mais tradicionais do país. E, em junho último, na Mostra de Cinema de Ouro Preto, outro importante evento do audiovisual brasileiro.

O outro filme também é um documentário. “Mulheres do progresso: muito além da várzea” tem objetivo, segundo a sinopse,  de enaltecer a presença feminina no mundo da várzea. “O filme retrata a vida das personagens Marcia Piemonte, Sindy Rodrigues, Tianinha Santos e Sandra Aparecida Pereira, mulheres que vivem em diferentes comunidades de São Paulo e que têm em comum o amor e dedicação pelo futebol de várzea.

Lançado em fevereiro deste ano, entre outras exibições o curta-metragem foi apresentado no 1º Cine Foot, entre setembro e outubro, no Museu do Futebol, no Pacaembu, em São Paulo.

O bate-papo entre o público e as treinadoras será mediado pela produtora geral da Rede Macuco, Lindrielli Rocha Lemos.

  • PROGRAMAÇÃO – CINE REFLEXÃO “MULHERES NO FUTEBOL”
    LOCAL: Associação Cultural José Martí da Baixada Santista – Rua Joaquim Távora, 217, Vila Mathias, Santos.
    HORÁRIO: 15h às 16h45
    15h – Recepção aos participantes, apresentação do evento, dos promotores, participantes e apoiadores
    15h15 – Exibições dos curtas-metragens “Estrelas de Mariental” e “Mulheres do progresso: muito além da várzea”
    15h45 –  Bate-papo com as treinadoras Luana Paula e Dani Mendes
    16h45 – Confraternização entre os participantes: fotos, troca de contatos etc
    PÚBLICO DE INTERESSE – Meninas e mulheres em geral, estudantes de Educação Física, atletas, treinadoras e profissionais do esporte em geral; qualquer pessoa interessada em conversar sobre o tema, independente da ocupação que exerça.
    ENTRADA GRATUITA
    CONTATOS: redemacuco@protonmail.com | (41) 99760-6514 | (13) 92000-2399 www.redemacuco.com.br | @redemacuco – twitter / instagram / facebook / linkedin

Imagem em destaque: cena de “Estrelas de Mariental”. Foto de Isabela Peasson/Divulgação