Site reúne textos de variados gêneros, além de críticas, entrevistas, dissertações e conteúdo multimídia sobre a riqueza literária produzida no país
Da Unifesp | De Guarulhos (SP)
No mês dedicado à leitura e literatura, o site Literatura Brasileira no Século XXI entra no ar.
Trata-se um projeto realizado em parceria pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), por meio da atuação do curso de Letras da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) – Campus Guarulhos, e a SP Leituras – Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura.
O conteúdo traz um cardápio variado de textos, dissertações, críticas, entrevistas e podcasts sobre o tema, tendo como base o acervo de obras contemporâneas e as programações culturais da Biblioteca de São Paulo (BSP) e da Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL).
A Biblioteca de São Paulo e a Biblioteca Villa-Lobos são instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, geridas pela Organização SP Leituras, eleita pelo segundo ano consecutivo como uma das melhores ONGs do Brasil.
O projeto contempla ainda um conjunto diferenciado de obras sobre literatura brasileira contemporânea no século XXI disponíveis em ambas as bibliotecas.
OFICINAS
Há ainda ações de mediação e formação, como oficinas de criação e crítica, em parceria com as equipes das bibliotecas integrantes do SisEB – Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo.
Em razão do Dia da Leitura e da Literatura, comemorado em 12 de outubro, o site inclui, em sua estreia, conteúdos relacionados com os temas “Literatura Esporte Clube”, “Mulheres na Literatura” e “Literatura pode ser cura?”.
“Esperamos, com este projeto, contribuir para dar o destaque que a Literatura Brasileira Contemporânea, que é de altíssima qualidade e enorme diversidade – de autores, de temas, de formas e de gênero – merece”, diz Pierre André Ruprecht, diretor executivo da SP Leituras.
A pró-reitora de Extensão e Cultura da Unifesp, professora Raiane Assumpção, destaca a relevância do projeto e a contribuição da universidade em ações de incentivo à difusão cultural e científica.
“A Unifesp pretende, por meio de seus docentes e discentes, integrar ensino, pesquisa e extensão, sendo esta última entendida como fundamental na configuração da relevância social da atuação acadêmica. Com ações e atividades de promoção de leitura, estamos contribuindo para a construção de visões ampliadas para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, afirma.
Todo o conteúdo estará disponível para o público em geral.
Considera-se que a Literatura Brasileira Contemporânea engloba as produções de autores literariamente ativos nas primeiras duas décadas do século XXI – o que inclui tanto autores nascidos ou que tenham publicado/estreado no século XX quanto aqueles nascidos neste início de milênio.
Imagem em destaque: ilustração de Fernando Siniscalchi, em texto no site Literatura Brasileira no Século XXI.
GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
-
Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco)
-
Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
-
Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com