Infância e juventude, ao longo da história, nesta parte do planeta serão discutidas em encontro e seminário promovidos por instituições como Udesc e UFRPE
Por Carolina Hommerding, da Assessoria de Comunicação da Udesc | De Florianópolis (SC)
A vida da criança e do jovem, ontem e hoje, na porção latino-americana do mundo é o tema do III Encontro da Eede de Estudos de História das Infâncias na América Latina e do I Seminário do Grupo de Trabalho História da Infância e da Juventude.
Os eventos começam nesta quarta, dia 9, e seguem até sexta, dia 11.
As conferências de abertura e encerramento, os painéis temáticos e lançamentos de livros terão transmissão ao vivo pelo Youtube.
Os simpósios temáticos, para os inscritos, se darão por salas virtuais da plataforma Google Meet.
O evento, de caráter internacional, será bilíngue, com transmissões em português e espanhol, e terá como tema “Infâncias e juventudes nos (con)textos latino-americanos: desafios do passado para o presente”.
Os realizadores do evento são:
- Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio do Laboratório de Relações de Gênero e Família (Labgef), do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed)
- Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
- Grupo de Trabalho História da Infância e da Juventude, vinculado à Associação Nacional de História (Anpuh-Brasil)
- Rede de Estudos de História das Infâncias na América Latina
O encontro contará com palestrantes de universidades e instituições de ensino da Argentina, Brasil, Chile, Estados Unidos, México e Uruguai, que vão debater questões relativas às infâncias e juventudes em perspectiva histórica, com foco nas especificidades do continente latino-americano.
De acordo com os professores Silvia Maria Fávero, da Udesc Faed, e Humberto da Silva Miranda, da UFRPE, o evento terá mais de 300 participantes provenientes da comunidade acadêmica nacional e internacional, membros de organizações da sociedade civil e de instituições governamentais que atuam junto à garantia de direitos.
O encontro é financiado pela Fundação de amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).
Mais informações e a programação completa podem ser acessadas na página do evento (acesse aqui).
Imagem em destaque: arte de divulgação dos eventos.
- LEIA TAMBÉM | Quando a vegetação ribeirinha é preservada os peixes também ganham. Confira
- Siga a gente no twitter: https://twitter.com/redemacuco
- E no instagram: https://www.instagram.com/redemacuco
GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
-
Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo Pix: redemacuco@protonmail.com
-
Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
-
Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com