“Duas Noites – o re-encontro de Santos com o samba de carnaval” é o título do livro reportagem que narra a retomada dos desfiles das escolas de samba de Santos, em 2006, depois de cinco anos consecutivos de ausência.
Por Wagner de Alcântara Aragão (@waasantista), postado de Curitiba
Lançada há dez anos, e atualmente disponível no Clube de Autores, a obra pode ser comprada com desconto até a próxima segunda-feira, 13 de fevereiro, em campanha promocional da plataforma online de publicação de livros.
O livro é de autoria deste signatário.
Os desfiles das escolas de samba estiveram, até os anos 90, entre os três mais importantes do país, ao lado dos de São Paulo e Rio de Janeiro. A partir do final daquela década, no entanto, deixaram de ser incentivados pelo poder público, até que desapareceram em 2001. Em 2006, depois de uma mobilização envolvendo sambistas e agremiações, e com a retomada de apoio por parte da Prefeitura e patrocínio de empresas privadas, os desfiles foram resgatados.
Com fotos, e incluindo no final a letra dos sambas-enredos de todas as escolas que se apresentaram em 2006, o livro reportagem narra como foram as duas noites que marcaram o ressurgimento do Carnaval santista. Depoimentos do Rei Momo, de foliões e espectadores contextualizam aquele momento.
——–
CONFIRA TAMBÉM: