Guarnicê chega à 45ª edição abrangendo todos os públicos

Um dos mais antigos festivais de audiovisual do Brasil, evento da UFMA ocorre em São Luís e também com programação pela internet. Até dia 30, gratuito


Por Gabriel Corrêa, repórter da Rádio Nacional | De São Luís (MA)

Começou na última sexta-feira, dia 23, e se encerra na próxima, dia 30, a 45ª edição do Festival Guarnicê, em São Luís (MA), mas com sessões online também.

Um dos quatro mais antigos do país e dos principais do Nordeste, o evento de cinema terá em 2022 quase 300 exibições em mostras competitivas, paralelas e especiais.

Reúne obras de realizadores de todo o Brasil, além de produtores ibero-americanos e de países de língua portuguesa.

Três categorias são exclusivas para produtores maranhenses: videoclipe, reportagem audiovisual e filme publicitário.

GAMES

O Guarnicê é organizado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O vice-reitor da instituição, Marcos Fábio, explica que neste ano a programação foi pensada para alcançar público de vários espectros do audiovisual.

“A ideia é atender desde os interessados em games até abordagens mais acadêmicas”, assinala.

Há longas e curtas-metragens, ficcionais e documentários, animações e filmes infantis.

Ainda segundo o vice-reitor, mesmo com a possibilidade de volta ao formato presencial, o Guarnicê contará com exibições virtuais também.

LOCAIS

Presencialmente, o Guarnicê ocorre em três espaços na capital maranhense:

– Teatro Napoleão Ewerton, no Sesc
– Teatro João do Vale, no Centro
– Cineteatro Aldo Leite, no Palacete Gentil Braga

Pela internet, as exibições são na plataforma <https://guarnice45.ufma.br/>.

As sessões online funcionam assim:

– Da mostra competitiva, os filmes estarão disponíveis a partir das 17h30 do dia exibição presencial até às 18h do dia seguinte, contabilizando um período de 24 horas e 30 minutos de exibição online.
– Para as mostras competitivas que possuem júri popular, os filmes estarão com votação aberta na plataforma e no aplicativo Cine Guarnicê das 17h30 do dia em que foram exibidos presencialmente até às 12h do dia seguinte.
– Das mostras paralelas, todos os filmes ficam no ar até quinta-feira, dia 29, às 23h59.

Para conferir a programação – que é toda gratuita – acesse aqui.

HISTÓRIA DO GUARNICÊ

O Festival Guarnicê de Cinema surgiu em 1977 – o que o posiciona como quarto mais antigo festival de cinema do país – ainda com o nome de Jornada Maranhense de Super 8.

O evento é fruto do Cineclube Uirá, projeto apoiado pela então Coordenação Artística e Cultural (Ceac) da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Prexae) da UFMA. Atualmente, o festival é promovido pela Diretoria de Assuntos Culturais (DAC) da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da UFMA.

De 1986 a 1989 o festival foi chamado de Jornada Maranhense de Cine-vídeo.

O título ‘’Guarnicê’’ só foi adotado na 13° edição do festival, em 1990. A expressão faz referência ao momento de preparação dos grupos de bumba meu boi, o que indica a proximidade do festival com a cultura popular maranhense.


Imagem em destaque: arte de ‘A matéria noturna’, um dos longas da mostra competitiva do Festival Guarnicê 2022. Foto de divulgação




GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo pix: redemacuco@protonmail.com
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + 1 =