Gestos de Luíza Erundina, Padre Júlio Lancellotti; o MST e o MTST no combate à fome; o trabalho artístico de Liniker, e o pedagógico de Tabata Cristine são alguns dos incontáveis exemplos
Da Rede Macuco | De Santos (SP) e Curitiba (PR)
De muita luta, o ano de 2022 nos deixa de legado também muitas inspirações.
Gente e organizações que agem, se mobilizam, fazem o que está ao alcance, às vezes um gesto por menor que seja, para mudar (para melhor) a realidade.
Tivemos, por exemplo, os movimentos dos trabalhadores rurais sem terra (MST) e dos sem teto (MTST) mais uma vez atuando para levar comida em tempos de volta do Brasil ao mapa da fome, de carestia, de desemprego ou trabalho precário.
Tivemos o padre Júlio Lancellotti em sua incansável batalha para garantir os direitos básicos da população moradora de rua.
Tivemos multidões em todos os cantos do país somando esforços para assegurar, pelo voto popular, a reconstrução da democracia, com a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva.
Marina Silva e Simone Tebet se engajando com garra na reta final da campanha eleitoral, dando exemplo de como se constrói e pratica uma frente ampla.
O que dizer de Luíza Erundina, aos 88 anos de idade, e Leci Brandão, aos 78, com utopia, sonhos e disposição à flor da pele, ao lado do povo em cada canto de São Paulo, reafirmando compromissos em suas campanhas e, mais que isso, no tête-à-tête, pedindo voto em Lula?
Dilma Rousseff, aos 76, a gigante de sempre.
Maria Regina Sousa, com sua sabedoria e liderança com paciência pedagógica, à frente do Governo do Piauí.
Tivemos Tabata Cristine, diagnosticada com autismo aos 30 anos, compartilhando com o mundo suas experiências, de maneira decisiva para promover conhecimento, eliminar barreiras, combater preconceitos.
Liniker, com seu trabalho artístico premiado internacionalmente mantendo a música brasileira com referência.
E muitas, muitas outras inspirações. Uma lista sem fim, que você pode incrementar deixando nos comentários sua indicação.
Imagem em destaque: Luíza Erundina e Dilma Rousseff, em encontro em 2022. Foto: divulgação equipe Luíza Erundina
- LEIA TAMBÉM | As lutas e esperanças de 2022
- Siga a gente no twitter, clicando aqui
- E aqui, no tiktok
GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
-
Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo pix: redemacuco@protonmail.com
-
Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
-
Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com