Realizado desde 1995, neste ano evento vai protestar contra as “reformas” do governo golpista que sacrificam a vida da população mais pobres
Por Norma Odara, do Brasil de Fato
O dia da Independência do Brasil, 7 de setembro (quinta-feira), é a data escolhida para a realização da manifestação popular “Grito dos Excluídos”, que terá atividades em diversas localidades do Brasil.
Os atos, organizados por igrejas, sindicatos e movimentos populares, terão como bandeira o protesto contra a retirada de direitos promovida pelas “reformas” arquitetadas pelo governo golpista.
Há mais de dez anos organizando o Grito do Excluídos em São Paulo, a CMP, Central dos Movimentos Populares, espera reunir cerca de 10 mil pessoas na Avenida Paulista, em São Paulo. O coordenador geral da organização, Raimundo Bonfim, fala sobre expectativa do ato:
“Agora dia 7, a periferia, o povo mais pobre vai levar as panelas para as ruas e demonstrar que agora, de fato, as panelas estão vazias com desemprego, miséria, com fome, com cortes”, diz.
DENÚNCIAS
O Grito dos Excluídos traz em sua concepção a denúncia da estrutura opressiva e excludente da sociedade e do sistema neoliberal, fatores que, de acordo com a definição do ato, negam a vida e impede de sonhar.
A mobilização foi idealizada em 1994 e teve sua primeira edição em 1995: “Diferente de 1994, a situação do desemprego, exclusão social, é muito semelhante, mas agora tem um componente novo que é o ataque aos direitos trabalhistas e previdenciários e o congelamento de recursos nas áreas sociais”.
Confira algumas mobilizações já confirmadas:
- São Paulo (SP), às 9h, Praça Oswaldo Cruz, na Avenida Paulista
- Campinas (SP), às 9h, Largo do Pará
- São José do Rio Preto (SP), às 18h30, Rua Boa Vista, 971
- Caraguatatuba (SP), às 16h, no CIDE Centro – Cei/Emei Profª Maria Elma Mansano, Av. Marechal Deodoro da Fonseca, 1.155
- Juiz de Fora (MG),às 9h, Av. Rio Branco esquina com Rua Oscar Vidal
- Fortaleza (CE), às 8h, na Arquidiocese de Fortaleza, Avenida Dom Manuel, 3
- Campina Grande (PB), às 8h, Diocese de Campina Grande, Rua Afonso Campos, 251
- Cascavel (PR), às 8h, Avenida Brasil, 6986
- Porto Alegre (RS), às 9h, Rótula das Cuias, Praia de Belas
- Eunápolis (BA), às 9h, Diocese de Eunápolis, Avenida Porto Seguro
- Rio de Janeiro (RJ), às 9h, Av. Presidente Vargas com Av. Uruguaiana
GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
- Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco)
- Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp ou telegram: 41-99196-3498
- Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: waajornalista@gmail.com