História, legado e importância da emissora pública serão tema da Unidos dos Morros, atual tricampeã dos desfiles das escolas de samba de Santos
Por Wagner de Alcântara Aragão (@waasantista), especial para o Portal Vermelho | De Santos (SP)
A TV Cultura completa 55 anos no ar em 2024 – o aniversário foi em 15 de junho – e vai virar enredo de escola de samba para o próximo Carnaval.
A história, o legado e a importância da emissora pública paulista, mas que tem alcance nacional, serão tema da Unidos dos Morros, de Santos. O anúncio do enredo, revestido de expectativa, ocorreu em maio.
Uma grande festa em uma casa de eventos no Valongo, bairro do Centro Histórico de Santos, marcou a largada da agremiação para o Carnaval 2025. Entre as presenças ilustres, a dos intérpretes Ito Melodia e Wander Pires, ambos do Rio de Janeiro (Ito Melodia também costuma ser intérprete da escola santista); e de Luiz Felipe e Agnaldo Amaral, de São Paulo.
“QUEM TEM VIU QUER TV”
“Quem te viu quer TV: Cultura, Educação e Samba no Pé!” é o título do enredo, a ser desenvolvido pelo carnavalesco Igor Carneiro. A expectativa é a de que a escola leve para a avenida personagens e referências a programas icônicos, presentes no imaginário coletivo da sociedade brasileira.
“Será uma homenagem inesquecível, celebrando décadas de programas que marcaram gerações com conhecimento, diversão e emoção”, afirma comunicado oficial da Unidos dos Morros. “Vamos reviver momentos icônicos, dos clássicos infantis aos documentários que ampliaram nossos horizontes. Com muita alegria, cores e, claro, muito samba no pé, vamos contar essa história que é a cara do Brasil!”, antecipa a agremiação.
A TV Cultura tem forte ligação com o Carnaval de Santos.
De acordo com o projeto Santos Carnaval, a emissora transmitiu vários desfiles nos anos 1970 e 1980, e guarda em seu acervo registros históricos das apresentações.
À época, os desfiles de Santos eram considerados maiores e mais importantes que os da capital.
ATUAL TRICAMPEÃ
Por sua vez, a Unidos dos Morros é a atual tricampeã dos desfiles das escolas de samba de Santos. Fundada em 1978, a agremiação da cidade alta, como é chamada, cresceu na era pós-retomada (a partir de 2006, depois de cinco carnavais – 2001, 2002, 2003, 2004 e 2005 – sem desfiles na cidade).
Ano a ano a escola vinha se colocando entre as favoritas, até a conquista do primeiro título, em 2014.
De lá para cá, já são cinco, sendo três consecutivos (2014, 2016, 2020, 2023 e 2024 – em 2021 e 2022 não houve desfiles por causa da pandemia de covid-19). Atualmente, coloca-se como a escola a ser batida, apesar das disputas acirradas com agremiações como X-9, União Imperial e Amazonense.
Para acompanhar os próximos passos da homenagem da Unidos dos Morros à TV Cultura, acesse o perfil da escola no Instagram: @unidosdosmorros_oficial.
Imagem em destaque: comissão de frente da Unidos dos Morros no desfile em 2024. Foto de @waasantista
- RELEMBRE | Registros em textos e imagens dos desfiles das escolas de samba de 2024 de Santos, São Paulo e Rio de Janeiro, na Macuco Revista
- Siga a gente no bluesky, clicando aqui
- E aqui, no tiktok