Será a primeira edição do evento, que terá 40 filmes exibidos, além de oficinas e palestras, tudo gratuito, no município da região metropolitana de Curitiba
Por Wagner de Alcântara Aragão (@waasantista) | De Curitiba (PR)
A Lei Paulo Gustavo, instrumento de incentivo à cultura por meio do qual o governo federal está aportando R$ 3,8 bilhões até o fim deste ano em todo o Brasil, já tem dado frutos.
Um exemplo está em Colombo, na região metropolitana de Curitiba. De 9 a 17 de agosto ocorre na cidade o 1º Festival de Cinema de Colombo, o Fecico, como está sendo chamado.
O município tem mais de 232 mil habitantes. É apenas o 370º colocado, entre os 399 municípios paranaenses, em Produto Interno Bruto (PIB) per capta. O salário médio dos trabalhadores formais de Colombo é de 2,4 mínimos.
No Fecico, os moradores da cidade terão acesso à exibição de 40 filmes – oito longas e 32 curtas-metragens, de várias partes do país.
Palestras e oficinas relacionadas ao fazer audiovisual também serão realizadas nos oito dias de evento.
Há sessões para o público infantil também.
Tudo gratuito.
As atividades ocorrem no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes) Daniel de Jesus Rosa, no bairro Jardim Eucaliptos.
- Você pode conferir a programação e outros detalhes em @fecicolombo .
“O Fecico tem o objetivo de educar e encantar o público com o melhor do cinema independente, tornando-se o primeiro evento do gênero na cidade de Colombo por meio de uma jornada cinematográfica única”, ressalta texto de divulgação.
A organização continua: “Não apenas uma celebração do cinema, o Fecico também visa impulsionar a formação de novos talentos e públicos, envolvendo toda a comunidade local”.
Em tempo este signatário vai participar do 1º Festival de Cinema de Colombo, como jurado da mostra competitiva de curtas-metragens.