Tênis de mesa, natação e atletismo estão entre os destaques nestes próximos dias; primeiro ouro nos Jogos Paralímpicos de Paris veio com Gabriel Araújo, o Gabrielzinho, na natação
Por Wagner de Alcântara Aragão, com informações da Agência Brasil e do Comitê Paralímpico Brasileiro | De Curitiba (PR) e Paris (França)
Entre esta sexta-feira, 30 de agosto, e até domingo, 1º de setembro, o Brasil deve comemorar a conquista de medalhas nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024.
É o que se pode projetar a partir das competições agendadas para os próximos dias, e levando-se em conta o favoritismo de nossos e nossas atletas em boa parte das disputas.
No tênis de mesa, medalha está garantida para Cátia Oliveira e Joyce Oliveira – resta apenas saber qual.
A dupla está na semifinal do torneio, que ocorre na manhã desta sexta. Vencendo, vai para a final, a ser disputada na sexta mesmo. Caso não consiga passar à decisão pelo ouro, garante o bronze, já que na modalidade não há disputa por terceiro lugar.
ATLETISMO
A sexta-feira marca a estreia do Brasil nas diversas provas de atletismo. “Serão 22 brasileiros competindo, oito deles em finais diretas. Além disso, mais seis atletas do país terão a chance de subir no pódio caso avancem às fases decisivas de suas provas”, informa o Comitê Paralímpico Brasileiro.
CICLISMO
Chances de medalha ainda no no ciclismo, com Lauro Chaman, na prova do contrarrelógio 1000m (pista), da classe C5; e no taekwondo, com Silvana Fernandes (até 57kg), Nathan Torquato (até 63kg), e Ana Carolina Moura (até 65kg).
“Nas duas modalidades, os brasileiros entram em fases classificatórias e podem disputar as finais ainda nesta sexta-feira”, ponta o Comitê.
“Por fim, dez brasileiros podem subir ao pódio na natação (quatro deles no revezamento). As eliminatórias na Arena La Défense começam às 4h39 (de Brasília), e as finais estão marcadas para 12h37 (de Brasília).”
A delegação do Brasil para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024 conta com 280 atletas, sendo 255 esportistas com deficiência, 19 atletas-guia (18 do atletismo e um do triatlo), três calheiros da bocha, dois goleiros do futebol de cegos e um timoneiro do remo.
Os e as atletas do país estão em disputas de 20 das 22 modalidades do programa dos Jogos.
Imagem em destaque: Gabriel Araújo posa para foto em pódio em Paris 2024, após conquistar, na natação, o primeiro ouro para o Brasil nos Jogos Paralímpicos. Foto: Alexandre Schneider / CPB
- Siga a gente no bluesky, a rede social substituta do antigo twitter, clicando aqui
- E aqui, para nos seguir no tiktok