Série de eventos começa nesta sexta, dia 13, com documentário e bate-papo na José Martí Cultural; no sábado, na mesma instituição, e depois no dia 19, na Apeoesp, encontro é com Nancy Chacón, pesquisadora, amiga pessoal de Fidel Castro
Com informações da José Martí Cultural e da Apeoesp | De Santos (SP)
Para onde caminha Cuba?
Aliás, como é Cuba hoje?
Mais ainda: como essa Cuba de hoje e do amanhã foi construída?
Curiosidades assim são comuns, e naturais – afinal o país latino-americano reserva particularidades que de fato despertam interesse, chamam a atenção.
Uma série de eventos a serem realizados em Santos, nos próximos dias, vai ajudar a encontrar respostas e a compreender essa Cuba de que tanto falam.
Todos abertos ao público, com entrada gratuita. Basta estar disposto a dialogar.
São eles:
Na sexta-feira, dia 13, às 19h, a exibição do documentário “Perro Caliente – Política Recheada de Música”.
Será na José Martí Cultural (Rua Sergipe, 15, casa 2, Gonzaga), dentro do projeto Cinecuba.
“Essa obra poderosa resgata a trajetória do grande compositor cubano Arsênio Rodrigues, enquanto também nos mostra a força do Comitê de Resistência Revolucionária (CDR), em suas atuações nas cidades de Santiago de Cuba, Santa Clara e Havana. É mais que um filme, é uma aula sobre resistência, arte e a vibrante vida cubana!”, ressalta texto de divulgação.
Importante: o documentário é recente, e sua exibição pública presencial ainda é raridade. Está selecionado para o Festival de Cinema Latino-Americano de Havana 2024 (5 a 15 de dezembro).
Depois da sessão, haverá bate-papo com o produtor do filme, o maranhense Isidoro Cruz.
“Ele compartilhará suas experiências na produção do filme e sua passagem pela renomada Escola Internacional de Cinema e TV (EICTV) de San Antonio de Los Baños, em Cuba. Será um bate-papo cheio de afeto e histórias sobre a realidade cubana e o cinema popular”, informa a organização.
No dia seguinte, sábado, dia 14, a partir das 19h, na mesma José Martí Cultural em Santos, haverá roda de conversa com a professora e pesquisadora cubana Nancy Chacón.
Ela é docente da Universidade de Ciências Pedagógicas “Enrique José Varona” de Habana, titular da Academia de Ciências de Cuba e coordenadora da Cátedra Latinoamericana Paulo Freire.
coordenadora da Cátedra Latino-Americana Paulo Freire.
“Amiga pessoal de Fidel Castro e grande estudiosa do socialismo cubano, Nancy trará uma perspectiva única sobre o futuro de Cuba e seu sistema político”, sublinha a organização do evento.
A mesma Nancy Chacón estará no dia 19 de setembro, quinta-feira, para conversa na unidade em Santos da Apeoesp (sindicato dos professores do ensino oficial do estado de São Paulo).
O encontro será às 19h, e a unidade santista da Apeoesp fica na Rua Alexandre Herculano, 169, Boqueirão.
Imagem em destaque: arte de divulgação do encontro com Nancy Chacón na José Martí Cultural em Santos
GOSTOU DO MACUCO?
Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:
-
Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco). Ou pelo pix: redemacuco@protonmail.com
-
Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
-
Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com