Polo regional do IAB promove em Santos série de encontros com postulantes à Câmara de Vereadores, dias 18 e 25 de setembro, e 2 de outubro; a entrada é livre
Com informações do IAB – Polo Regional da Baixada Santista e do Vale do Ribeira | De Santos (SP)
O litoral de São Paulo é das regiões mais sujeitas a efeitos das emergências climáticas, tais como a elevação do nível dos oceanos e o aumento das chuvas torrenciais.
É zona de cobiça do mercado imobiliário, cujos interesses econômicos conflitam com a necessidade de se conservar a natureza e proteger o patrimônio cultural.
Ainda, mantém dados estarrecedores em deficit habitacional. Por exemplo:
- Moradias em áreas de risco são em mais de 25,4 mil, somando-se Litoral Norte e Baixada Santista. São 75 mil pessoas (sobre)vivendo nesses endereços, segundo levantamento divulgado em fevereiro pela imprensa;
- Na região metropolitana da Baixada Santista, 19 mil famílias moram em palafitas, de acordo com informações da Agência Estado;
- Só em Santos, cerca de 40 mil pessoas “habitam em condições subnormais: favelas, palafitas e cortiços”, diz a pesquisa “80 anos de habitação social em Santos (1940-2020)”, da mestra em Geografia Bruna Garcia Eskinazi.
A lista de problemas e desafios, portanto, demanda arregaçar as mangas, para ontem.
Discutir soluções para tudo isso é o propósito do “Encontros com Candidatos a Vereadores em Santos”, evento promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo (IABsp), recentemente reorganizado na região litorânea como Polo Regional da Baixada Santista e do Vale do Ribeira.
“Serão encontros temáticos, em três quartas-feiras, com representantes convidados dos partidos e coligações que disputam as cadeiras do Legislativo de Santos, maior cidade da região”, informa texto de divulgação.
O cronograma é o seguinte:
– 18 de setembro. Tema: “Planejamento urbano e patrimônio cultural”
– 25 de setembro. Tema: “Planejamento urbano e moradia”
– 2 de outubro. Tema: “Planejamento urbano e ação climática”
Os encontros ocorrem sempre às 18h, na Futrica Economia Criativa, na Rua XV de Novembro, 146, no Centro de Santos. A entrada é livre.
“Participe e ajude a construir uma cidade mais inclusiva e sustentável!”, chama a organização.
Acompanhe atualizações por @iabspbaixadaevaleribeira.