De acordo com o ministro da Educação, Camilo Santana, Pé-de-Meia Licenciatura e um concurso unificado para a carreira estão entre as medidas a serem apresentadas nas próximas semanas
Da Agência Gov | De Fortaleza (CE)
O Governo Federal deve lançar ainda em novembro um conjunto de ações para a valorização do professor brasileiro da educação básica em novembro.
Entre as medidas está o Programa Pé-de-Meia para a licenciatura, com bolsas para apoiar estudantes a seguirem a carreira docente; e um concurso unificado, uma espécie de Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para a contratação de professores para as escolas.
Os anúncios foram feitos pelo ministro da Educação, Camilo Santana, em entrevista coletiva após reunião de seus pares do G20, em Fortaleza (CE).
O encontro é a etapa que antecede a Cúpula de Líderes do G20, que encerra a agenda do grupo e na qual será definido o documento final do encontro, que ocorre nos dias 18 e 19 de novembro de 2024, no Rio de Janeiro (RJ).
“Um dos pontos [do pacote de medidas] é um concurso unificado para professores no Brasil, claro que vai ser por adesão das redes estaduais e municipais. É importante a sociedade compreender a importância do reconhecimento e da valorização dos professores no nosso país”, afirmou o ministro brasileiro.
“Também vai ter dentro dessas ações o incentivo, eu tenho dito que vai ser o Pé-de-Meia Licenciatura, que é para estimular os jovens que estão fazendo o Enem, que já possam ingressar na universidade com uma bolsa de apoio”, completou.
As ações serão voltadas tanto para professores que já estão em sala de aula, quanto para aqueles que vão buscar ingresso na carreira.
PAUTA NO G20
Ainda sobre o G20, Santana destacou que a valorização dos professores e da educação está entre os temas das discussões da Cúpula.
“Há uma convergência entre todos nós do G20 da necessidade de priorizar a educação, de garantir maior financiamento, até porque o G20 é um espaço para discutir a economia dos países do G20, e ainda não é suficiente. Os recursos que estão sendo disponibilizados na grande maioria dos países do mundo para garantir a universalização, a inclusão, a equidade da educação nos países globais. Então, para nós, é um espaço importante para, repito, repartir experiências, discutir esses temas, mas, fundamentalmente colocar a convergência desses países para a necessidade de se priorizar a educação no nosso planeta”, disse o ministro.