Curta Santos, Varilux, Festival Claudio, Frapa, Bahia Independent são alguns dos eventos de difusão do audiovisual brasileiro, em várias partes do país, nas primeiras semanas de novembro
Por Wagner de Alcântara Aragão (@waasantista) | De Santos (SP) e Curitiba (PR)
As duas primeiras semanas de novembro reservam ao audiovisual brasileiro importantes mostras e festivais, em várias cidades do país.
Oportunidade para assistir a longas e curtas-metragens, de todos os gêneros, inclusive documentários, dificilmente exibidos em salas de cinema comerciais.
Todas, porém, obras de relevância artística, histórica, social.
Além disso, esses eventos têm em sua programação atividades formativas também: oficinas, palestras, mesas redondas. Não precisa ser entendido ou entendida na linguagem audiovisual para participar, não; ao contrário, as iniciativas buscam inclusive ampliar o público.
O melhor: quase tudo de graça (ou, se houver cobrança de ingresso, a preços acessíveis, abaixo do mercado).
Confira, por ordem cronológica:
10º BAHIA INDEPENDENT CINEMA FESTIVAL | 4 a 7 de novembro | Salvador (BA)
A programação ocorre em diversos espaços da capital baiana.
“Nesta semana de celebração, todos podem assistir gratuitamente às exibições de curtas-metragens, longas-metragens, videoclipes e webséries ao redor do mundo”, descreve texto de apresentação do evento.
Saiba mais sobre o Bahia Independent Cinema Festival clicando aqui.
FRAPA – FESTIVAL DE ROTEIRO DE PORTO ALEGRE | 4 a 8 de novembro | Porto Alegre (RS)
O Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre (Frapa) se autointitula como o maior do tipo, na América Latina.
O foco é roteiro, com programação com estudos de casos, debates, entre outras atividades formativas; mas há exibição de filmes também, seguida de conversa com diretores e realizadores.
Acesse aqui o site do Frapa para conferir a programação.
1º FESTIVAL CLAUDIO | 6 a 9 de novembro | Campo Largo (PR)
Campo Largo Audiovisual forma o acrônimo Claudio, nome do primeiro festival de cinema do município da região metropolitana de Curitiba.
A programação é toda gratuita.
“O Claudio é uma oportunidade para que as produções da região metropolitana de Curitiba possam ser exibidas para o público local e para que a gente se encontre, converse, ria, se emocione e se divirta. Estaremos em muitos lugares com mostras, rodas de conversa, oficinas e palestras”, informa a organização.
Clique para saber detalhes do Festival Claudio.
22º CURTA SANTOS | 6 a 10 de novembro | Santos (SP)
O Curta Santos – Festival de Cinema de Santos chega à 22ª edição consolidado como um dos mais representativos do Brasil.
“O Cinema de transformação” é o tema da edição 2024.
A pré-estreia de “Clube das Mulheres de negócios”, de Anna Muylaert, é uma das atrações.
Aliás, a cineasta brasileira vai ser homenageada na abertura, e no dia 7 participa de uma roda de conversa, às 15h, no Teatro do Sesc Santos.
“[Serão exibidas] mais de 40 obras entre curtas e longas-metragens, além de videoclipes. Toda a programação é gratuita e ocupa diversas salas de exibição e espaços públicos da cidade de Santos”, afirma material de divulgação, da LN Textos.
Clique aqui para conferir a programação do Curta Santos.
FESTIVAL VARILUX DE CINEMA FRANCÊS | 7 a 20 de novembro | 60 cidades
Em 60 cidades, das cinco regiões geográficas brasileiras, ocorre o Festival Varilux de Cinema Francês.
A organização que há obras que serão exibidas que sequer foram passadas na França, ainda.
“A seleção deste ano é um verdadeiro presente. Teremos o privilégio de mostrar alguns dos mais belos filmes da seleção de Cannes de 2024 – incluindo muitos que não terão nem mesmo sido exibidos na França quando vocês os descobrirem nas salas brasileiras”, afirma texto dos curadores.
Clique aqui para conferir as cidades contempladas e a programação do Varilux de Cinema Francês.